Atingem uma zona horizontal de até oito faixas, num troço de 200 metros. Estes são os radares Mesta Fusion, instalados em França, que conseguem controlar a velocidade dos veículos e múltiplas infrações num troço de 200 metros, em oito faixas de rodagem ao mesmo tempo, conta o jornal La Vanguardia.

O primeiro modelo foi testado este ano, em Estrasburgo, para acabar com as infrações ao volante. E não se fala só no limite de velocidade: este super radar está preparado para ver se os veículos circulam com distância de segurança adequada, se há mudança de faixa sem sinalização ou se existem ultrapassagens pela direita.

A questão dos telemóveis e da passagem de semáforos vermelhos também é assinalada e o desrespeito dos sinais de trânsito não fica esquecido pelo Mesta Fusion. E o radar vê melhor do que nunca: por distinguir entre carros, motas, camiões ou autocarros, pode aplicar as regras dirigidas a cada categoria. Distinguindo pelas matrículas, é possível determinar se têm a circulação restringida de alguma forma, o que é útil em cidades como Paris, que proíbe determinados veículos no centro.

Este radar inteligente também já chegou a Marselha. Em Espanha, país vizinho, existe o Velolaser, um sistema implementado na Semana Santa de 2018 pela Direção Geral de Trânsito. Este radar consegue detetar condutores que circulem em excesso de velocidade até 250 Km/h, tanto de dia como de noite e atinge duas faixas de rodagem, mesmo que em sentidos opostos. Tal como no caso francês, este radar consegue distinguir veículos pela sua tipologia.


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt