O ZenZoe é um robot que tem na luz ultravioleta o seu superpoder. Com ela, o aparelho consegue eliminar 99,99% dos germes e dos agentes patogénicos da COVID-19 presentes no ar. O robot é desenvolvido pelas espanholas ASTI Mobile Robotics e BOOS Technical Lighting, sendo que a distribuição em Portugal será feita pela Aura Light, empresa sueca do sector da iluminação.

O ZenZoe precisa apenas de oito minutos para desinfectar uma área de 25 metros quadrados, graças ao desenho e à potência da lâmpada ultravioleta que, quando combinada com o movimento do robot, permite realizar uma limpeza eficaz a todos os pontos críticos do espaço, tanto a nível horizontal, como a nível vertical.

O robot foi testado pelos investigadores do Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, que o colocou à prova numa área repleta de materiais infetados com o vírus SARS-CoC-2.

Importa ainda sublinhar que a empresa garante que a ação do ZenZoe não tem qualquer impacto nocivo para o meio ambiente. E uma vez que a sua ação não é tóxica, não é necessário qualquer tempo de espera entre a desinfeção e a reutilização do espaço.

As empresas responsáveis indicam que o aparelho já está a ser utilizado em hospitais, fábricas, centros comerciais e escritórios, entre outros espaços. O aeroporto de Barajas, em Madrid, o estádio do Villarreal e o Hospital Universitário de Burgos são apenas três exemplos de onde o ZenZoe já foi utilizado.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.