No final do ano passado existiam em todo o mundo 120 milhões de utilizadores de serviços de voz sobre IP, num crescimento de 12,6 por cento face ao ano anterior, revela uma análise da Point Topic.

A consultora estima que nos próximos anos a utilização deste tipo de tecnologia continuará a crescer e a um ritmo mais elevado, para em 2015 o mercado mundial de VoIP valer qualquer coisa como 40 mil milhões de dólares.

“O VoIP tem o comportamento típico de uma commodity de substituição. Os consumidores primeiro olharam para a tecnologia como um produto novo e vão percebendo que serve, ou excede, o serviço que hoje têm para assegurar o mesmo objectivo. Assim que o preço se revelar apropriado fazem a troca”, defende o analista sénior John Bosnell.

Neste percurso França está entre os países mais avançados, graças a uma intensa concorrência nessa área ao longo da última década, defende a Point Topic, que em 2010 apurou que 50 por cento do tráfego originado em redes fixas partiu de telefones VoIP.

“Todo o mercado de banda larga são potenciais consumidores e há bons indícios de que vêem o VoIP como uma alternativa superior à rede pública de telefonia fixa”, diz ainda a pesquisa, que deixa fora das contas os serviços que apenas funcionam na Internet.

Tek

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.