No meio deste "caos" que se instalou devido ao novo Coronavírus, a verdade é que a maior parte dos portugueses não está habituado a uma vida calma, sem horas perdidas no trânsito ou nos transportes públicos. O isolamento social tem sido o conselho da Direção-Geral da Saúde, com muitos portugueses a decidirem de forma voluntária a ficarem em casa, o que também pode ter um impacto grande na saúde dos portugueses. Por isso, neste artigo reunimos algumas aplicações de meditação que podem ser uma boa aposta para estes dias.

Uma das formas de lidar com a ansiedade poderá ser através de técnicas de relaxamento dos músculos e controlo de respiração. Quem o explica é Andreia Ribeiro, research assistant no William James Center for Research do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, garantindo que a meditação é, em alguns casos, uma boa opção, uma vez que "pode ajudar na regulação das emoções e permite às pessoas gerir a ansiedade e lidar com o stress". "Nesse sentido, e dado que o telemóvel atualmente faz quase parte de nós, há que aproveitar esse facto e as apps de meditação podem ajudar nesta gestão", refere.

A especialista em Psicologia garante em entrevista ao SAPO TeK que uma pandemia tem impacto em termos físicos, mas também a nível psicológico, com as pessoas a poderem reagirem de diferentes formas. Andreia Ribeiro garante que a ansiedade é algo natural, bem como sentimentos de tristeza, solidão, preocupação.

Uma das formas de ter algum controlo sob a situação é procurar estar atualizado sobre a pandemia do COVID-19 através de entidades e fontes fidedignas, sendo o site desenvolvido pelo Ministério da Saúde sobre o novo Coronavírus uma boa opção, por exemplo. "No entanto, quando essa informação traz ainda mais ansiedade é necessário diminuir estes períodos de acesso à informação", alerta.

Mas, mesmo que a nova realidade seja passar em casa quase todos os dias, a especialista reforça a necessidade de se manter uma rotina. Realizar pausas para descansar, comer e dormir, assim como manter um estilo de vida saudável e a realização de exercício físico em casa são alguns dos conselhos.

"ESTABELECER UMA ROTINA MESMO ESTANDO POR CASA É BASTANTE IMPORTANTE, ESPECIALMENTE PARA AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM A TRABALHAR DE CASA"

Por outro lado, deve procurar ocupar o seu tempo com "atividades prazerosas e fazendo coisas que gosta dentro de casa", aproveitando também para cuidar de si próprio, mimar-se, e manter o contacto com os amigos e a família através de uma mensagem, email ou chamada.

Estas são algumas sugestões de apps que o podem ajudar a meditar.

Comece a investir no seu “descanso perfeito”

A Mindwell não é gratuita, mas em troca promete aos seus utilizadores meditação, relaxamento e energização “à medida”, com a ajuda da Inteligência Artificial e de ASMR.

De acordo com os seus criadores, a Mindwell combina "tons isocrónicos, frequências de solfejo e orientação falada" para criar 350 faixas de meditação.

Foi desenvolvida para introduzir os benefícios da meditação na vida diária, melhorando a saúde mental dos utilizadores e permitindo que recuperem mais rapidamente de momentos stressantes ou perturbadores.

A aplicação conta com uma extensa biblioteca de guias que podem ser aplicados a diferentes estados emocionais, nomeadamente para lidar com situações difíceis, relacionamentos e crescimento pessoal.

Com a funcionalidade MoodShift, é capaz de “mapear” o humor de um indivíduo ao longo do tempo, permitindo que qualquer pessoa selecione o seu estado de espírito e avalie o seu progresso.

A Mindwell está disponível para Android e iOS. É de download gratuito e pode ser usada dessa forma durante uma semana, mas depois obedece a planos de subscrição.


Menos ansiedade e stress? Aprenda a meditar com a Lojong e registe o seu progresso

Funciona como uma escola para a mente, onde pode aprender a ser uma pessoa mais relaxada e livre da ansiedade e do stress que podem fazer parte da rotina.

Para isso, a aplicação Lojong disponibiliza vídeos, lembretes e conteúdos sobre os métodos e as tradições da meditação, propondo-lhe um caminho de dez etapas.

Oferecendo meditações guiadas, que podem reduzir significativamente os níveis de depressão, ansiedade e stress em cinco semanas, a app integra as mais diversas práticas baseadas em programas de mindfulness.

Assim que começar a utilizar a aplicação pode acompanhar o seu progresso e verificar se anda a cumprir com aquilo a que se propôs. E a aplicação ajuda a que não se esqueça dessa tarefa importante com lembretes que pode acionar.

Outra opção da Lojong é a ativação do "modo não-perturbe", de forma a que, enquanto está a meditar, se assegure que nada nem ninguém o vai distrair.

Para começar esta experiência pode-se registar através do Facebook ou email, tendo também a possibilidade de criar uma conta. A app está disponível para download gratuito na PlayStore e na AppStore.


Anda sempre numa correria? Acalme com esta app

Esta é mais uma aplicação em que o nome não engana: a Calm quer acalmá-lo. E Como? Com propostas que vão desde música para relaxar a histórias para dormir.

A Calm já cá anda há algum tempo e até tem somado algumas distinções, tanto na versão iOS como na versão Android. O seu propósito está desde logo patente no nome: acalmar os seus utilizadores. E para isso tem uma mão cheia de propostas.

A aplicação propõe desde música para relaxar ou concentrar-se, a histórias para adormecer, passando pelos sons da natureza, programas de respiração e masterclasses de meditação. As lições de meditação estão disponíveis cm diferentes períodos de duração, começando nos três minutos e indo até um máximo de 25 minutos.

Os criadores da Calm prometem cativar desde iniciantes aos utilizadores mais experientes nisto de acalmar ansiedades, gerir o stress, dormir melhor ou treinar o foco e a concentração.

Como mencionado no início, a Calm - Meditate, Sleep, Relax está disponível para dispositivos Android e para dispositivos iOS. Tem uma versão gratuita, mas o acesso a determinadas opções é pago.


Oak é uma app que quer ajudar os utilizadores a meditar

Primeiro é preciso aprender as técnicas e os movimentos até conseguir atingir o nível em que consegue meditar sozinho, mas esta app tem os exercícios necessários para fazer este caminho.

As técnicas de meditação têm ganho cada vez mais popularidade, ajudando a relaxar e a diminuir o stress, mas também a aumentar o desempenho e a capacidade do cérebro. Existem várias aplicações que foram pensadas para ajudar os utilizadores em exercícios de meditação e a Oak é uma delas, com um acompanhamento para os mais inexperientes e permitindo uma evolução gradual.

Há exercícios guiados com duração entre 5 e 30 minutos e exercícios não guiados que podem ser aplicados a uma duração de 24 horas. Na respiração há técnicas de yoga e instruções animadas, mas a Oak também pode interferir no sono, com exercícios de relaxamento para adormecer e sons adequados para dormir e acordar de forma suave.

A app recomenda uma prática diária, com exercícios de respiração e meditação, e os progressos vão sendo registados numa árvore que vai crescendo, com um acompanhamento e incentivo permanente. O ideal é que a meditação se torne um hábito, mas todo o processo pode ser adaptado em termos de duração e de música de acompanhamento.

A app está disponível apenas para iPhone e iPad na App Store e é gratuita. Está ligada ao Apple HealthKit para registar os minutos de mindfull.

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créditos: Oak


Pigment é um livro digital de colorir para adultos

É referido que pintar imagens reduz o stress e a ansiedade. A aplicação pretende substituir as canetas e o papel na atividade.

Os especialistas afirmam que bastam cinco ou dez minutos a pintar imagens para reduzir efeitos de stress e ansiedade nas pessoas. A atividade é comparada à meditação para ajudar a esvaziar a mente e aumentar a concentração. É nesse contexto que surge a aplicação Pigment, um livro digital para colorir.

A aplicação oferece diferentes formas de interação, seja a escolha e aplicação da cor no espaço assinalado, ou colorir com os mesmos movimentos que faria com um papel e canetas. A palete oferece 21 tipos de pinceis, marcadores e canetas. E uma oferta com mais de 4.000 imagens temáticas, entre animais, flores, paisagens, mandalas, entre outras mais, que depois de coloridas podem ser partilhadas com familiares e amigos.

A aplicação oferece um número ilimitado de cores, recorrendo a paletes curadas por profissionais, e apresenta um sistema de controlo de sombras.

Pode fazer o download da aplicação na versão Android ou iOS.


Troque o seu despertador por uma app... de meditação

Nem vale a pena falar dos benefícios de um sono descansado para a saúde e bem estar. E de um acordar suave?

O despertador é uma das formas mais anti naturais de acordar, e é um dos dispositivos mais odiados por muita gente. Mas é eficiente, e existem vários sistemas que tentam juntar o melhor das suas funcionalidades com sistemas mais suaves para despertar, como música ou luz que vai aumentando de intensidade.

E que tal experimentar um sistema baseado em meditação? Esse é o objetivo da Beditation, uma app que quer ajudar a melhorar a forma como adormecemos mas também como acordamos, substituindo o despertador pelo uma meditação matinal.

Basta escolher à noite a banda sonora com que quer adormecer e de manhã o tipo de objetivo com que quer acordar, entre opções grátis e pagas. Uma voz vai guiá-lo na meditação para um acordar mais natural.

Vale a pena experimentar, mas provavelmente é melhor colocar um segundo sistema de despertar se tem mesmo de cumprir um horário.

A app está disponível de forma gratuita para plataformas iOS Android.

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