O plano de reutilização dos foguetões Electron pela Rocket Lab passa por resgatá-los no ar, quando estes descendem amortecidos pelos para-quedas em direção ao oceano. À sua espera estão helicópteros para o capturar, como a empresa mostrou em vídeo, durante um dos ensaios feitos.

No vídeo é mostrado um helicóptero a largar uma amostra do Electron e um segundo aparelho, a 1.500 metros, com um gancho para prender o seu para-quedas e trazê-lo seguro para o solo, durante um teste realizado no oceano, na Nova Zelândia, como explica no seu blog. A empresa refere que ao tornar os seus reutilizáveis, mais rapidamente terá condições de enviá-los ao espaço para satisfazer os pedidos dos seus clientes que querem colocar satélites na atmosfera.

A próxima fase do teste será num cenário real, ou seja, será resgatado um foguetão Electron depois de ser lançado, mas desta vez recuperado no oceano por um navio. Este terá de ser recuperado em bom estado para ser preparado para reutilização. Para tal, apesar de não ser auxiliado por helicópteros, terá um para-quedas especial para amortecer a queda. Esta missão está prevista para 2020.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.