O Ministério da Defesa do Reino Unido está a promover uma nova campanha on-line onde aconselha os militares a terem cuidado com o que publicam nas redes sociais, avança o jornal SOL.

Sob o mote «Think before you share» (qualquer coisa como «pensa antes de partilhar», em inglês), a campanha foi lançada no YouTube e no Facebook e tem como principal objectivo evitar a publicação de informação na Internet, sobretudo em redes sociais, que possa ajudar a identificar pessoal militar.

No total são dois os vídeos criados para alertar os militares.

Num deles duas militares da Marinha combinam uma saída e pelo caminho vão publicando informação em várias redes sociais, incluindo fotografias, que permitem identificar a sua localização.

Mais tarde as duas aparecem numa discoteca a dançar com terroristas e surge a questão: «são só os vossos amigos que sabem onde vocês estão?».

A frase seguinte é o lema da campanha: «pensa antes de partilhar».

Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa britânico citado pelo El País «estas coisas acontecem e não queremos dar vantagem ao inimigo».

O mesmo responsável sublinha que não o organismo não quer que os soldados e familiares deixem de utilizar as redes sociais, «mas queremos que tenham cuidado ao utilizá-las e conheçam os riscos de partilhar demasiada informação».

O porta-voz citado pelo diário espanhol deu como exemplos recentes casos de soldados que publicaram on-line dados sobre voos em que iam embarcar.

A campanha vai continuar ao longo das próximas semanas, com novos vídeos na calha.

SOL

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.