Agosto foi um mês rico em paisagens espaciais. De 1 a 31, fomos prendados com imagens ricas em cores e formas peculiares, que tão bem representam a particularidade da beleza cósmica.

Ao sétimo dia do mês, por exemplo, a NASA destacou uma imagem que nos mostra o planeta Júpiter, lá ao longe, enquadrado pela Via Láctea. A agência explica que agosto é uma boa altura para captar Júpiter. A imagem em questão foi captada no Golfo Pérsico, pelo fotógrafo Mohammad S. Hayati.

A dia 9, com a lente mais próxima do chão, Michael Seely conseguiu registar uma longa exposição onde se destaca o rasto deixado por um foguete. O nascer do sol no horizonte dá-lhe um toque subtil, que estabelece a ponta entre aquilo que é terrestre e aquilo que é espacial.

Outro dos destaques aconteceu mais perto do final de agosto, mais propriamente a dia 29. Os astrónomos chamam-lhe nebulosa planetária e a formação cósmica faz parte de um projeto do século XVIII, pertencente ao francês Charles Messier, que decidiu reunir numa lista todos os corpos celestes que detetou.

Consulte a galeria abaixo para ver todas as imagens destacadas pela NASA no mês de agosto.

20 de agosto de 2019
Animation: Spiral Disk around a Black Hole
Illustrated Animation Credit: ESA, NASA, Hubble, M. Kornmesser

25 de agosto de 2019
Leaving Earth
Video Credit: NASA/JHU Applied Physics Lab/Carnegie Inst. Washington

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.