João Galamba falava na inauguração do centro de interlgiação de redes internacionais da Altice Portugal, em Linda-a-Velha, Oeiras.

“O país aposta de forma inequívoca na transição digital, na conectividade”, no processamento de dados, “está 100% comprometido em olhar” para este setor como fundamental no desenvolvimento económico por três razões, prosseguiu o governante.

“A primeira é porque o mundo assim o exige, e a segunda e a terceira é porque podemos”, salientou João Galamba.

“Podemos em primeiro lugar porque” a localização geográfica que permite, “a nossa geografia é um ativo fundamental e, acima dessa geografia temos outra dimensão que reforça a primeira”, a competitividade geográfica, que é “a nossa competitividade energética”, acrescentou.

Em termos de geopolítica, “Portugal tem de facto um ativo único enquanto país”, reforçou.

“Sim, apostamos sem hesitações nesta área como uma das áreas fundamentais no desenvolvimento económico e tecnológico do país” e “contamos com a Altice, obviamente, e com todas as empresas neste ecossistema para connosco em conjunto fazer os investimentos necessários”, prosseguiu o ministro.

Em resposta à intervenção do presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o ministro disse: “Tenho grande admiração por muitas coisas que se passam em Oeiras, mas o nosso objetivo aqui é de facto dar oportunidades a todo o país, incluindo Oeiras”.

“O meu objetivo é pegar no seu dinamismo e no seu entusiasmo e criar (…) alguma concorrência entre os territórios”, rematou, salientando que “o país ganha em ter territórios competitivos”.