Por vezes, ao configurarmos certos programas ou aplicações no Windows, ativamos acidentalmente funcionalidades que nos podem deixar frustrados e até um pouco confusos. Por exemplo, imagine que da próxima vez que ligar o computador, o cursor intermitente que surge quando está a escrever no Word ou a pesquisar por algo no Windows se transforma numa barra preta. A situação torna-se mais agravante quando não consegue encontrar uma solução e nem mesmo uma rápida pesquisa online o consegue “salvar”.

A estranha barra preta que aparece não é um problema grave ou um sinal de que o seu computador foi invadido por hackers que o querem ver irritado. Trata-se, na verdade, de uma funcionalidade do Windows concebida para ajudar quem tem baixas condições de visão a conseguir encontrar mais facilmente o cursor quando está a escrever.

Mas como é que se desativa? A resolução é mais simples do que se possa pensar. Necessita apenas de ir ao Painel de Controlo e selecionar a opção “Facilidade de Acesso” e depois em “Centro de Facilidade de Acesso”. Aí é possível encontrar várias ferramentas que permitem tornar o sistema operativo da Microsoft mais acessível, por exemplo, a quem é cego ou tem dificuldades na visão, quem não tem mobilidade suficiente para usar o rato ou o teclado ou ainda para quem tem problemas de audição.

Ao descer pela página, após ter clicado em “Facilitar a visualização no computador”, encontrará uma pequena secção dedicada à visualização dos itens no ecrã. Para resolver a questão da barra preta precisa apenas de definir a espessura do cursor intermitente, escolhendo uma opção de 1 (mais fino, que lhe dará o tradicional cursor) a 20 (mais grosso, onde lhe aparecerá a barra preta). Para confirmar a sua escolha terá de clicar em “Aplicar” no fundo da página.

A propósito de funcionalidades que o podem ajudar a ver melhor o que se passa no ecrã, se sente dificuldade em localizar o seu cursor, poderá recorrer Centro de Facilidade de Acesso.

Na opção “Tornar o rato mais fácil de utilizar” encontrará ferramentas que aumentarão o tamanho do ponteiro do rato, que permitem controlá-lo através do teclado ou ainda facilitar a gestão das janelas no seu ecrã.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.