A regra foi definida pela Organização Mundial de Saúde e adotada pela Direção Geral de Saúde em Portugal: pare evitar contágio com o novo coronavírus é necessário manter uma distância de 1,5 a 2 metros de outras pessoas. Agora que vamos entrar numa terceira fase do desconfinamento e se começa a regressar a alguma nornalidade, é bom manter as distâncias, e para quem tem dúvidas a Sodar pode dar uma ajuda.

Na verdade, a Sodar é mais uma experiência do que uma app. Funciona a partir do browser Chrome, no telemóvel, usando o link sodar.withgoogle.com. Depois de lançar a aplicação, e dar as autorizações necessárias, é ativada a câmara e basta apontar para o chão e movimentar-se para passar a ter uma área desenhada no ecrã, mostrar onde está seguro, e qual o limite dos dois metros a que deve manter as distâncias.  O smartphone é o centro de um círculo de segurança.

A Sodar usa WebXR e um vídeo que a Google partilhou no Twitter mostra como funciona.

Para usar é preciso que o smartphone seja Android e suporte o ARCore, mas aparentemente nem todos os modelos mais recentes funcionam com esta experiência da Google.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.