Ainda as televisões 4K estão a encontrar um espaço no lar dos consumidores e já a tecnologia começa a planear o próximo passo. O 8K já se apregoa há algum tempo por diversos fabricantes como a LG, Hisense e a Samsung, mas com modelos que ainda não estavam planeados chegar tão cedo ao mercado. A Samsung revelou na IFA, que está a decorrer em Berlim, na Alemanha, que pretende fazer às lojas um modelo 8K.

Na passada CES, a tecnológica havia revelado o televisor Q9S, um modelo 8K que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem quando é feito o upscaling. Como ainda não existem conteúdos 8K produzidos nativamente, o sistema transforma as imagens a partir do 4K. Esse era o plano conceptual do protótipo mostrado na CES. A Samsung revela agora o modelo Q900FN, uma televisão que vai chegar ao mercado de consumo e que não só suporta conteúdos nativos em 8K, como recorre à IA para fazer o upscaling das imagens em resoluções inferiores, refere o comunicado. A tecnologia Quantum Processor 8K reconhece o conteúdo e faz o devido upscaling para gerar imagens em 8K.

[caption]tek samsung 8k[/caption]

A empresa refere que a televisão terá um brilho de 4.000 nit e suportará HDR10+ de forma a otimizar o conteúdo em tempo real. O equipamento será ainda alimentado pela tecnologia atual dos sistemas QLED, tais como o reconhecimento de dispositivos conectados e o modo ambiente inteligente (SmartThings), que torna o “retângulo” colado à parede numa espécie de assistente que fornece informações meteorológicas, notícias e até a partilha de fotografias.

A televisão será lançada em quatro tamanhos (65, 75, 82 e 85 polegadas) e chegará aos mercados no final de setembro. Os preços ainda não foram revelados, mas será possível testá-la durante a IFA.