Apesar das consolas e as diversas aplicações facilitarem a realização de streams, há passos que necessitam ser feitos para garantir que o que se transmite está ligado aos canais dos próprios utilizadores. Seja no YouTube, como também no Twitch, para ligar aquilo que deseja transmitir do seu computador ou consola, usando programas como o OBS ou o Discord obrigam à introdução de uma chave única que é fornecida pelas referidas plataformas.

Sendo as chaves uma espécie de código que identifica os utilizadores, estas não devem ser partilhadas com ninguém, para não correr o risco de terceiros fazerem streams no seu canal. E por isso, estes não se encontra bem à mostra.

Para encontrar a Twitch Stream Key siga os seguintes passos:

1 – Abra a página do Twitch num browser de internet, seja no PC ou Mac, e caso já tenha conta aberta faça a autenticação.

2 – Clique no simbolo da sua conta, o ícone circular no canto superior direito e escolha a opção “Painel de Controlo de Criadores” ou se tiver o menu em inglês “Creator Dashboard”.

3 – No menu da esquerda expanda a opção “Preferências” ou “Preferences”.

4 – Clicar na opção “canal” ou “channel”.

5 – A primeira opção é onde está o código, no campo “Chave Principal de Transmissão” ou “Primary Stream Key”. O código aparece escondido e pode fazer Copy, no botão à direito, ou se preferir ver mesmo, clicar em “Mostrar”. Esse código deve ser copiado para os programas que utiliza para reunir o gameplay e a webcam, como o OBS Studio.

galeria

Para encontrar a chave no YouTube siga os seguintes passos:

1 – Aceder à página do YouTube através de um browser, e caso já tenha conta da Google faça a autenticação. Prima no ícone da conta, no canto superior direito e escolha a opção YouTube Studio.

2 – Na dashboard de criação, clique no ícone “Iniciar Stream”, no canto superior direito. É o ícone do meio.

3 – Preencha todos os dados que necessitar, e no fim do formulário em baixo, prima o botão “Criar transmissão”.

4 – O código aparece nos menus da esquerda, podendo ser copiado diretamente através do botão, ou pedir para mostrar. Esse código deverá ser usado no programa de transmissão como o OBS.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.