A flexibilidade de personalização é uma característica que os utilizadores de Android reconhecem, mas existem tantas opções para vasculhar no sistema operativo que se torna por vezes difícil encontrar tudo o que deseja sem recorrer às pesquisas da Google. O ecrã de bloqueio, conhecido como “lock screen”, por exemplo, tem diferentes formas de autenticação.

Existem diversas formas de desbloquear o smartphone e os equipamentos apresentam diferentes opções de segurança, seja o típico PIN de quatro dígitos, uma palavra-passe composta ou o sistema de padrão, em que desliza o dedo para desenhar uma forma que tenha decorado, acrescido claro, do sistema biométrico de impressões digitais.

Saiba como modificar o sistema de desbloqueio do smartphone:

1 - Para mudar o formato, aceda a Definições, e deslize as opções para baixo para encontrar Segurança e Ecrã de Bloqueio.

2 – Escolha a primeira opção Bloqueio de Ecrã (em baixo está indicado qual aquele que está a usar no momento).

3 – Vai ser preciso autenticar-se para aceder a esta função. Escreva o seu PIN ou a forma como desbloqueia o telemóvel.

4 – Aparece a lista com as opções disponíveis.

Neste ecrã de opções pode optar por diferentes formas de desbloqueio do smartphone. Pode simplesmente desligar e não bloquear o smartphone, algo que não é aconselhado caso tenha informações sensíveis ou dados pessoais, assim como fotografias.

Pode optar pelo sistema de deslize, neste caso também remove as propriedades de opção. Ou seja, mesmo que mexa nos botões do equipamento, para o desbloquear terá de fazer um simples “swipe” no ecrã. Pode definir um padrão, desenhando uma linha contínua nos 9 pontinhos do ecrã ou definir um novo PIN e também uma palavra-passe.

Adicionalmente a uma das opções que definiu anteriormente, pode ativar também os dois métodos de desbloqueio relacionados com a biometria. As impressões digitais (que provavelmente definiu quando estreou o smartphone, em equipamentos compatíveis, obviamente), assim como o reconhecimento facial, que utiliza a câmara selfie para reconhecer o rosto dos utilizadores. Pode ter as duas opções ligadas, apenas uma ou nenhuma delas, ativando a respetiva função.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.