Para quê desbloquear o smartphone, autenticar-se e procurar a aplicação que mais utiliza, quando pode simplesmente aceder diretamente através do “ecrã escuro”, quando o equipamento está em repouso? O Android 10 adicionou algumas funcionalidades curiosas que pode explorar ao nível dos gestos com toque. Ou seja, poderá aceder a aplicações tocando e desenhando com o dedo uma letra no display que serve de atalho à funcionalidade.

Nesse sentido, pode por exemplo, pode criar seis atalhos associados às aplicações que desejar ou aquelas que mais utiliza. Por defeito, o “W” abre a aplicação de meteorologia (Weather) e o “C” abre a câmara fotográfica, mas pode substituir por qualquer aplicação ou funcionalidade do smartphone que esteja instalado no equipamento. Depois terá de usar o seu dedo para deslizar pelo ecrã e “desenhar” a respetiva letra associada à aplicação que configurou, diretamente do ecrã escuro, quando o equipamento está bloqueado.

Claro que o sistema de segurança obriga a autenticar-se, através de impressão digital ou PIN para desbloquear o smartphone, mas a câmara fotográfica abre diretamente. Vai ver que uma vez que experimente, vai adotar este sistema mais vezes.

Para ativar os atalhos de gestos deverá ter o smartphone com o Android 10. Aceda às Definições do equipamento no ícone da roda dentada, deslize as opções para baixo até Avançado. E depois toque em Gestos. Vai encontrar diversas definições que poderá explorar, a maioria desativadas por defeito. Por exemplo, a opção de levantar o smartphone para o acordar, para que possa consultar as horas durante a noite, sem sequer carregar em nada.

Na galeria veja como ativar algumas das funcionalidades de "gestos" possíveis com o smartphone inativo:

No entanto, pode encontrar a lista de opções dos atalhos sob a aba “Gestos no ecrã escurecido”, são estes que vão permitir acordar as aplicações quando o smartphone está bloqueado. Pode ver as seis letras disponíveis de configurar e respetivas apps por defeito: “W”, “S”, “e”, “C”, “Z” e “V” que são as letras reconhecidas pelo toque. Terá de ligar cada uma delas, ao tocar na própria linha abre-se uma lista adicional para associar outra aplicação. Note que quando altera um atalho, é assumido automaticamente o respetivo ícone da aplicação do smartphone.

Outra opção que pode ativar, é o sistema de acordar ou suspender o smartphone fazendo dois toques no ecrã, no mesmo sítio. Ou se preferir, invés dos toques, deslizar o dedo quando o equipamento está inativo. Outra ação que pode ativar é virar o smartphone para baixo para desligar o som de uma chamada, quando não pode ou pretende atender.

Explore estes atalhos e vai ver que são bastante úteis no dia a dia da utilização do seu smartphone.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.