O novo Focus Mode é mais uma ferramenta que a Google desenvolveu para promover o bem-estar digital no seu ecossistema móvel. O sistema deixou agora a fase beta e promete ajudar os utilizadores a completar as suas tarefas no smartphone, mas sempre com foco na utilização consciente do equipamento, estimulando as pausas e suspendendo as aplicações paralelas que o possam desviar das tarefas.

Com o Focus Mode ligado, é possível identificar as aplicações com potencial para o distrair. Desta maneira, se as tentar abrir, o modo recorda-o que a app em questão está em pausa. Este modo serve também para silenciar as notificações que possam advir dessas mesmas apps, mas tudo isto fica suspenso quando decidir desligá-lo. Na prática, isto significa que, se precisar de produzir algo útil no telefone, ou completar uma tarefa rápida, passa a ser possível fazê-lo sem quaisquer distrações indesejadas.

A fase beta do Focus Mode ajudou a Google a torná-lo mais robusto, através da introdução de novas funcionalidades. Graças ao feedback recebido por parte dos primeiros utilizadores, a empresa criou um temporizador automático, que pode ligar e desligar o Focus Mode automaticamente em períodos pré-definidos do dia. Isto facilita a ativação do modo em horas de trabalho ou escola, uma vez que não tem de se preocupar em ligá-lo manualmente.

O Focus Mode está agora disponível para todos os aparelhos com Android 9 ou 10. A Google espera que o modo ajude os utilizadores a manterem-se produtivos e a consciencializar os utilizadores para a necessidade de se desligarem.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.