Organizado pelo Royal Observatory de Greenwich, o Insight Astronomy Photographer of the Year é um dos mais prestigiados concursos de fotografia na área da astronomia e acaba de revelar os vencedores da sua 12ª edição.

Vai poder maravilhar-se entre várias categorias que retratam desde galáxias e nebulosas formadoras de estrelas, até planetas, auroras e os menos bonitos rastos de satélites.

O primeiro de todos os lugares foi para o francês Nicolas Lefaudeux, que arrecadou o prémio máximo de 10.000 libras com uma imagem intitulada “Andromeda Galaxy at Arm's Length?”, algo que traduzido dará qualquer coisa como “A Galáxia Andrómeda à distancia de um palmo?”. A sensação ao ver a foto é precisamente essa:  de quase tocarmos Andrómeda, a galáxia mais próxima da Via Láctea.

Além do primeiro prémio geral, houve vencedores (e vices) em mais nove categorias principais: Auroras; Galáxias; a Lua; o Sol; Pessoas e Espaço; Planetas, Cometas e Asteroides; todo o restante Sistema Solar; Paisagens do céu; Estrelas e Nebulosas; e Jovem Astrofotógrafo do Ano, para fotografias tiradas por aspirantes a astrónomos com idade inferior a 16 anos.

Os trabalhos vencedores serão mostrados na exposição anual do National Maritime Museum.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.