Para o ajudar a dar mais energia ao smartphone ou tablet, o SAPO TEK reuniu algumas das melhores aplicações gratuitas das lojas digitais da Apple e da Google.

É verdade que uma imagem até pode valer por mil palavras, mas há textos que ficam sempre bem e, nesta semana, pode contar com uma aplicação que lhe fará despertar a “veia poética” e dar um toque ainda mais artístico às fotos. Se aproveitou o período de isolamento social para tirar os retratos de família do baú e quer dar uma nova “vida” às fotografias, há uma aplicação a pensar em si.

Aprender mais sobre o mundo que nos rodeia não tem de ser aborrecido e, a pensar nos mais novos que estão a estudar em casa, a Google decidiu incluir novas “lições virtuais” na funcionalidade de pesquisa com realidade aumentada para smartphones. Os fãs dos eventos ao vivo das missões da NASA à Estação Espacial Internacional podem também contar com uma aplicação para se manterem atualizados.

Esta semana os jogos voltam a estar em destaque numa aplicação que reúne uma série de mini jogos, mas que também serve para dar asas a uma possível “costela” de game designer.

Conheça ao pormenor todas as sugestões da semana

Uma imagem até pode valer por mil palavras mas há textos que ficam sempre bem

A TextArt é uma aplicação de edição de fotos: não necessariamente da foto em si, mas quanto à possibilidade de adicionar texto e outros recursos “artísticos” a imagens.

O principal objetivo da TextArt é ajudar os utilizadores a acrescentarem texto às fotos com facilidade. Para isso a app oferece vários tipos de fontes, com diferentes paletes de cores.

Há backgrounds disponíveis, mas também pode usar como fundo as imagens que guarda na galeria do seu smartphone. No que diz respeito ao texto, pode escolher entre frases feitas em categorias como amor, amizade, de bom dia, agradecimento ou motivacionais ou escrever uma frase da sua própria autoria.

A TextArt tem ferramentas de edição gratuitas como filtros, corte, rotação, espelho, e outras de acesso permanente pago ou temporário, visualizando publicidade.

Entre outros recursos disponíveis estão também stickers e elementos decorativos, estes últimos com o mesmo tipo de acesso restrito – pago ou temporário com publicidade.

Como já se percebeu, a TextArt – Text to photo é gratuita, mas com publicidade e compras in app, e está disponivel para dispositivos Android.


A pesquisa com realidade aumentada da Google quer tornar as aulas de ciência ainda mais interessantes

Através das novas funcionalidades de pesquisa com realidade aumentada da Google, miúdos e graúdos podem aprender mais sobre o mundo que os rodeia: tudo a partir do smartphone.

A pensar nos mais novos que estão a estudar em casa devido à pandemia de COVID-19 a Google decidiu incluir novas “lições virtuais” na funcionalidade de pesquisa com realidade aumentada para smartphones. Os utilizadores podem, por exemplo, navegar por modelos em 3D do corpo humano, explorar a composição das células e até descobrir os mistérios do fato de astronauta de Neil Armstrong.

Em colaboração com a Biodigital, uma empresa especializada em software 3D interativo, as novas funcionalidades permitem explorar representações em tamanho real de 11 sistemas do corpo humano. A Google explica que, com elas, miúdos e graúdos poderão também clicar nas diferentes etiquetas para ficar a aprender mais sobre determinadas partes do corpo.

A gigante tecnológica juntou forças com a Visible Body, uma empresa na área das representações realistas do corpo humano, para criar modelos 3D interativos de células de animais, plantas e bactérias. Basta apenas fazer zoom para perceber o que se passa no interior dos organismos.

Com as medidas de isolamento implementadas por governos em todo o mundo, ir a um museu tornou-se uma tarefa complicada. No entanto, com a funcionalidade de pesquisa com realidade aumentada, a sala de estar pode ser facilmente transformada num museu para ajudar os mais novos a descobrir o passado.

[caption]Google AR| Neil Armstrong[/caption]

créditos: Google

Mas não é tudo: a Google indica que a todos os smartphones Android compatíveis com a tecnologia de realidade aumentada chegam também funcionalidades que permitem partilhar mais facilmente todas as aventuras de aprendizagem virtuais.


Mantenha-se informado no que se passa na Estação Espacial Internacional através de uma app

ISS Live Now oferece transmissões ao vivo a partir da ISS, entre outros conteúdos relativos às missões da NASA.

Para quem gosta de acompanhar os eventos ao vivo das missões da NASA à Estação Espacial Internacional, a aplicação ISS Live Now é ideal para não perder nada. Para além das transmissões, em tempo real, filmadas diretamente da ISS, na app pode acompanhar a sua órbita através de um mapa disponível e saber em que ponto da Terra ela está a passar. Quer conhecer o interior da ISS? Então pode assistir a visitas guiadas pelos astronautas a bordo.

Além disso, pode aceder a um conjunto de câmaras instaladas tanto na parte interior como exterior da Estação Espacial. Se tiver sorte poderá mesmo acompanhar o trabalho dos astronautas a bordo ou entrevistas dedicadas. A app inclui a NASA TV e NASA TV Media, com diversos conteúdos e programas sobre as missões da agência espacial, assim como reportagens de pesquisas e assuntos relacionados com o espaço.

O lançamento de foguetões e satélites também são possíveis de acompanhar e sempre que entra na aplicação, um quadro informa quais são os próximos eventos ao vivo. Por exemplo, no dia 20 de maio será enviado mais um foguetão da JAXA do Japão, seguindo-se no dia 25 a sua chegada ao destino. Mas os olhos vão estar postos no dia 27, para o lançamento da Crew Dragon da SpaceX a bordo do Falcon 9, tratando-se do teste final tripulado, que dará início ao Programa Comercial da NASA.

Há muitas coisas para descobrir na app, que pode fazer o download gratuito em versões iOS e Android.


Dê uma nova "vida" às fotografias a preto e branco com esta app

Se sempre quis dar cor a uma fotografia antiga, a aplicação Colorize Imagens pode ajudar. Pode ir tirar os retratos do baú.

As fotografias a preto e branco têm, certamente, o seu encanto, mas com a app Colorize Imagens há forma de as fazer ganhar cor. Para isso, a aplicação conta com a ajuda de machine learning e com as fotografias que são transferidas para a app.

Em primeiro lugar tem de escolher uma imagem da galeria que quer transformar ou selecionar de plataformas como o Facebook, Twitter, Google Chrome ou Google Fotos. A app utiliza então um servidor GPU para dar cor à imagem, com a fotografia de origem a ser enviada através da rede. Aí é colorida e "regressa" depois para o equipamento.

Para obter melhores resultados, o conselho é que as imagens apresentem boa qualidade, bom contraste e um bom foco. Caso as fotografias não tenham estas características os resultados podem ser mais difíceis de alcançar, mas terá sempre a possibilidade de ajustar alguns parâmetros na app.

A aplicação é gratuita e está disponível para iOS.


Gosta de jogos de jogos? Neste tem vários à escolha e ainda pode criar mais

Chama-se Fancade e é uma app gratuita - com anúncios facilmente suportáveis - que reúne uma série de mini jogos, mas que também serve para dar asas a uma possível “costela” de game designer.

O primeiro interesse perante a Fancade será jogar e não ficará nada mal servido. Esta aplicação tem uma série de pequenos jogos, divertidos, interessantes sem serem excessivamente complexos e, logo, excelentes para passar o tempo.

Para jogar tem dois “formatos” à escolha. Em primeiro lugar, o Quest, com vários mundos que apresentam os mini títulos desenvolvidos por Martin Magni, criador da app, em que será necessário acumular um determinado número de estrelas para que possa explorar o mundo seguinte.

Tem também disponível um modo Arcade, onde estão reunidos os jogos criados por terceiros a partir das ferramentas disponibilizadas na Fancade, divididos pelos destaques com as mais recentes adições ou pelos jogos mais populares, mas também classificados tradicionalmente por categorias como Puzzle, Arcade, Drive ou Physics.

Na vertente desenvolvimento, a aplicação oferece diferentes estilos de jogo que se podem combinar com vários elementos gráficos, tendo como base a edição de um tipo de jogo já criado ou a criação a partir do zero.

Há disponíveis kits, tutoriais, blocos para acrescentar, entre outros elementos, que servirão tanto para quem não tenha qualquer ideia do que é programar como para quem percebe do assunto.

A Fancade é gratuita e está disponível para dispositivos Android para iOS.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.