Mesmo que não seja um entusiasta dos produtos e serviços da Apple é quase impossível negar a influência da empresa no mundo tecnológico. Desde a sua criação a 1 de abril de 1976 até aos dias que correm já vão 42 anos de lançamentos de computadores, smartphones, leitores de música, smartwatches e muito mais.

Para fazer uma viagem no tempo pela evolução histórica da Apple não precisa de um Delorean nem da companhia de um professor chanfrado. O Apple Archive compilou centenas de vídeos, imagens, anúncios até materiais promocionais da empresa da maçã num único website.

O Apple Archive é fruto da mente de Sam Gold que decidiu pôr “mãos à obra” depois de o canal de YouTube EveryAppleVideo ter sido eliminado. De acordo com o seu criador, em entrevista à 9to5Google, este foi mesmo o ímpeto que o levou a criar, em junho 2019, uma versão inicial do website. A sua missão é preservar todo o “património histórico” da empresa, incluindo não só os seus sucessos comerciais, mas também as suas tentativas falhadas.

Ao navegar no website, o utilizador pode encontrar um extenso arquivo organizado por década. Em cada uma das secções poderá descobrir que produtos e serviços é que foram lançados por ano. Lembra-se do primeiro iPhone em 2007 ou do colorido iMac G3 do ano 2000? E que tal do clássico anúncio “1984” da Apple ou até mesmo a campanha “Get a Mac”? Estão todos aqui. Os mais curiosos podem já começar a sua viagem pelo tempo visitando o website criado por Sam Gold.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.