Nem sempre é fácil responder a emails, enviar cartas de motivação e fazer um bom texto em inglês. O domínio médio da lingua não é suficiente para se exprimir com a mesma fluência que em português, e por vezes basta uma expressão ou uma palavra mal utilizada para arruinar a comunicação.

Há muitas ferramentas ligadas a processadores de texto e também verificadores online para ajudar a corrigir textos, e a Grammarly é um bom exemplo da forma como a especialização na linguagem pode dar bons resultados e ajudar os utilizadores em diferentes contextos.

Para além da verificação ortográfica contextual, que identifica a palavra de acordo com o sentido da sua utilização evitando trocas de vocábulos, há a verficação gramatical que permite validar erros mais complexos.

Mas o que torna esta aplicação ainda mais interessante é a sua capacidade de adaptar a linguagem às necessidades de cada utilizador, ou de cada momento. Precisa de um texto mais formal? Só tem de ajustar os parâmetros. O contrário também é verdade, e a app pergunta ainda qual é o tipo de texto - se academico, técnico ou de negócio - o tom a usar - se informativo, persuasivo, analítico, optimista ou urgente e o objetivo da publicação ou email.

Integrado no browser ou funcionando em desktop ou mobile, o Grammarly pode corrigir as publicações no Gmail, Twitter, LinkedIn ou outros sites, mas também emails, textos, powerpoints  e outras aplicações. A própria app tem um editor de texto que vai dando indicações sobre a correção do texto escrito.

A app tem uma versão gratuita que faz as correções básicas, mas se quiser avançar de forma mais consistente, com estrutura das frases, verificação de plágio e envio para revisores de texto.

A app está disponível como extensão para Chrome e para Edge, ou para Windows, mas todas as opções podem ser vistas no site da Grammarly.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.