As paisagens espaciais continuam a afluir online, muito por culpa do projeto Astronomic Picture of the Day, da NASA. Em junho, a plataforma fez o que faz melhor: curar mais uma galeria de impressionantes fotografias.

A montra da agência espacial norte-americana destacou vários fenómenos cósmicos. No primeiro dia do mês, o palco foi da Nebulosa da Lagoa. A imagem, captada pela própria NASA, em parceria com a ESA, através do telescópio espacial Hubble, mostra-nos duas nuvens, com quase meio ano luz de comprimento. À sua volta, altas paredes de pós cósmico ofuscam a força da luz das estrelas mais jovens que se escondem por trás.

No dia 5, Stan Honda fotografou um fenómeno mais simples de captar a olho nu. Graças à longa exposição, o fotógrafo conseguiu registar o trajeto da Estação Espacial Internacional (ISS), bem como o da nave espacial Dragon 2, da SpaceX, que perseguia a estrutura para acoplar em segurança.

Nos últimos dias de junho, mais especificamente no dia 27, a APOD mostrou-nos como é a Terra desde a ISS. A fotografia foi captada em dia de eclipse, pelo que é possível ver uma forte sombra, destacada numa região ainda iluminada pelo sol.

Este foi também o mês em que o APOD celebrou o seu 25º aniversário. O dia teve direito a um vídeo repleto de mensagens de parabenização, tanto de fãs do projeto, como de colaboradores, que aproveitaram para destacar algumas das suas imagens preferidas do acervo.

As melhores paisagens cósmicas do mês de junho estão todas reunidas na galeria abaixo, bem como nos vídeos a seguir.

3 de junho de 2020

The Dance of Venus and Earth
Video & Text Credit: James O'Donoghue (JAXA); Data: NASA, HORIZONS; h/t: Josef Chlachula

14 de junho de 2020

Happy People Dancing on Planet Earth
Video Credit: Matt Harding & Melissa Nixon; Music: Praan (vocalist: Palbasha Siddique) by Gary Schyman

15 de junho de 2020

A Ring of Fire Sunrise Solar Eclipse
Video Credit: Colin Legg & Geoff Sims; Music: Peter Nanasi

16 de junho de 2020

APOD is 25 Years Old Today
Video Credits: Idea & Lead: Alex Dantart (observatorio.info), Coordinators: Josef Chlachula (astro.cz/apod) & Alice Allen (ASCL);
& APOD's Tireless Volunteer Army of Translators and Social Media Digerati; Music: unminus.com: They Say, Sad Circus, Naya, Please Wait, Good God

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.