Explicar aos mais novos que o mundo enfrenta uma pandemia e que é preciso tomar algumas medidas para nos mantermos seguros não é fácil, mas há um novo jogo que pode ajudar. Em Can You Save The World?, miúdos e graúdos podem aprender mais sobre a importância de manter o distanciamento social de uma forma divertida.

O objetivo é navegar pela rua ao mesmo tempo que se mantém uma distância segura das outras pessoas. Quantos mais contactos forem evitados, mais vidas serão salvas. Pelo caminho, o jogador poderá também ganhar power-ups ao recolher máscaras, snacks saudáveis e até raros rolos de papel higiénico.

A missão aparenta ser simples, mas, como na vida real, torna-se difícil evitar o contacto quando há mais pessoas na rua. Se passar demasiado perto das pessoas, o jogador adoece e terá de ir para quarentena e, caso escolha recomeçar a missão, o jogo inicia com um protagonista diferente.

O projeto nasceu de uma colaboração entre Richard Wiseman, professor britânico de Psicologia, e Martin Jacob, um jovem francês que está a terminar um mestrado em videojogos.

Numa recente entrevista ao Público, Martin Jacob explicou que o processo de criação do jogo teve de ter em conta a forma como as crianças vêem o mundo. Longe de querer promover a ideia de que o contacto com as outras pessoas é negativo, Can You Save The World? quer ajudar os mais novos a perceber que é necessário respeitar as regras de segurança.

A criação de Martin Jacob e Richard Wiseman tornou-se rapidamente popular nas redes sociais e conta já com mais de 15 mil jogadores em todo o mundo. Para começar a pôr os mais novos a salvar o mundo não precisa de instalar qualquer tipo de programa, pois Can You Save The World? pode ser jogado diretamente no website criado por Martin Jacob.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.