Qual é a relação da Humanidade com a radioatividade? É esta a pergunta a que Illuminating Radioactivity se propõe a responder. O website quer desmistificar os mistérios em torno do fenómeno de uma forma simples e interativa, levando o visitante a fazer uma viagem pela sua história.

A página criada pelos designers do Tubik Studio conta com a colaboração do Stevens Institute of Technology, do Bombshelltoe Arts and Policy Collective e do Stimson CenterNo website participam também Lovely Umayam e Tammy Nguyen, as autoras da obra Atomic Sublime.

Em Illuminating Radioactivity poderá navegar por três capítulos diferentes. No primeiro, ficará a conhecer as primeiras experiências científicas feitas na área, recordando, por exemplo, os feitos de Wilhelm Roentger, o físico por trás da descoberta dos raios-X, e de Marie Curie, a cientista que descobriu os elementos químicos rádio e polónio.

Para ajudar a perceber onde tudo começou, Illuminating Radioactivity faz uma viagem até aos tempos de Platão e Demócrito no segundo capítulo, passando depois a explorar brevemente a evolução das teorias em torno da radioatividade. Já no terceiro capítulo,  poderá ficar a conhecer mais as primeiras explorações em busca de materiais como urânio nos Estados Unidos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.