Na semana passada foi partilhado um vídeo que mostrava o quanto o novo modelo iPhone SE se parecia com o original iPhone 8. Mesmo que tenha sido atualizado com o mais recente processador A13 Bionic e outras tecnologias para tornarem o equipamento relevante face às necessidades do mercado. Foi mostrado como alguns componentes trocados funcionavam, outros limitavam as suas funcionalidades. Esse ponto de partida inspirou os especialistas da iFixit, a empresa especializada na reparação de equipamentos, a listar quais os componentes que podem ser realmente trocados entre os modelos.

Segundo a empresa há diferentes componentes compatíveis entre os dois modelos. As câmaras fotográficas do iPhone SE, assim como a bandeja do cartão SIM, o motor de ações hápticas e a estrutura do ecrã, que inclui o microfone e o sensor de proximidade, podem ser trocadas pelas componentes do iPhone 8.

Segundo a especialista, a substituição do ecrã será mais barata do que os mais recentes modelos da marca da maçã. No entanto, caso este componente seja trocado será necessário programar o equipamento, senão a tecnologia True Tone, que permite a iluminação do ecrã adaptar-se ao meio ambiente, deixa de funcionar. Salienta ainda que o botão Home não é compatível entre os modelos, pelo que deve ser poupado. Caso contrário, a solução são botões do mercado paralelo, sem o sensor biométrico de impressões digitais, o Touch ID, a não ser que faça a reparação em agentes oficiais da Apple.

Apesar de muito semelhantes, as baterias dos dois modelos não podem ser trocadas. Isto deve-se à diferença das ligações à motherboard. Os especialistas ainda ligaram uma bateria do iPhone 11 ao iPhone SE, por ter o mesmo tipo de conector, mas o equipamento não ligou. E no caso de utilizar uma bateria não oficial da Apple, o iPhone SE acusa a mensagem de alerta do uso da componente não genuína.

[caption]tek iPhone SE[/caption]

Para o caso de estar a pensar adquirir o novo iPhone SE, veja aqui as comparações com um dos mais recentes modelos da Apple, o iPhone 11.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.