Além de serem conhecidas por estar no centro da transformação digital das sociedades, empresas à semelhança da Apple, da Amazon ou da Google deixam também a sua marca no mundo com as suas sedes e campus, as quais, por vezes, quase desafiam as regras da arquitetura, sendo uma autêntica expressão do poder económico (e da extravagância) das gigantes da tecnologia.

Além do aspeto estético, algumas das construções apostam no pragmatismo, sendo autênticas cidades, prontas para albergar as enormes forças de trabalho que movem as “engrenagens” das suas empresas. E, porque a vida não pode ser só trabalho, os campus dispõem de uma vasta quantidade de serviços, desde ginásios, campos desportivos e piscinas a dormitórios, farmácias e até lojas e instalações artísticas.

Conheça um pouco de cada sede "tecnológica" na galeria de imagens

Tal como indica a CNBC, muitas das sedes e campus das gigantes das tecnologias acabaram por tornar-se em verdadeiras atrações turísticas. Mesmo que não sejam totalmente esteticamente aprazíveis, diversos edifícios têm vindo a ganhar a atenção do mundo e de turistas curiosos por saber como funciona a vida dentro das grandes empresas.

Embora a presença de visitantes não seja permitida dentro dos edifícios sem o acompanhamento de um funcionário, em certos casos, é possível fazer uma visita aos parques adjacentes. Por exemplo, o Apple Park, em Cupertino, Califórnia, tem, um centro de vistas exterior onde os fãs da empresa da maçã podem aproveitar para ver modelos em 3D do campus reservado aos trabalhadores, beber café no terraço ou então ver as novidades tecnológicas na Apple Store.

Outra das gigantes da tecnologia que também abriu as suas portas ao público é a Google, se bem que para aceder ao seu centro de visitas é necessário o acompanhamento de um dos “Googlers” (o nome dado aos funcionários da empresa). Aí, os visitantes podem também passear por um dos pontos mais populares: um jardim com esculturas que representam cada uma das versões do Android.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.