Muitas pessoas já sabem onde comprar os presentes de Natal deste ano, na internet. Para quem tem que dividir o tempo entre o trabalho, a casa e os filhos, este método pode ser uma boa opção, pois é uma forma prática e rápida, para que não deixe ninguém sem presente na noite da consoada.

Racionalizar o tempo é sem dúvida uma das vantagens oferecidas pelas compras online, dado que não tem que circular por várias lojas para cumprr a sua lista de presentes. Outra vantagem é o facto da rede ser infinita: aqui você pode encontrar lembranças que só são vendidas via web ou que não têm filial em Moçambique. 

As compras online são óptimas para evitar as filas de pagamento, para pesquisar o melhor preço do mesmo produto de uma forma muito mais rápida e até para comprar no horário que melhor se adaptar ao seu horário de trabalho.

Apesar das vantagens é preciso ter muita atenção, enquanto faz as compras.Seguem então algumas dicas para que uma compra online não se transforme numa dor de cabeça.

Compare Preços

Antes de comprar o produto que deseja, faça sempre uma pesquisa pelo melhor preço. Existem alguns portais que se dedicam exactamente a essa tarefa, recolhendo a informação de todas as lojas online para determinado produto.

Geralmente esses mesmos portais disponibilizam também a opinião de outros utilizadores que já adquiriram o mesmo produto. Pode também conhecer os prazos de entrega e a política de devolução em caso de necessidade.

Verifique o Feedback

A opinião de outros compradores é de enorme importância para comprar um produto em determinada loja. Se tiver qualquer tipo de dúvida da veracidade e honestidade da loja deverá fazer uma pesquisa num motor de busca por “feedbak nome da loja” pois poderá encontrar o relato de situações positivas ou negativas que a podem alertar para cuidados a ter com essa mesma compra online.

Cuidado com grandes promoções

Deverá ter muito cuidado com os valores excessivamente baixos nos produtos, geralmente isso indica outro tipo de pagamentos extra. Quando os valores praticados são mesmo muito inferiores à média do mercado deverá desconfiar que algo está fora do normal e poderá mesmo ter alguns problemas com a compra, como a falta de garantia, a falsidade do produto ou mesmo a mercadoria com defeito.

Prazos de Entrega

Se tiver urgência na aquisição do produto é importante que tenha em atenção o prazo de entrega praticado nessa loja. Principalmente se estiver a fazer a compra de um presente, pois poderá mesmo não chegar ao destino a tempo. Se preferir poderá contactar com a loja e expor o seu problema, certamente que lhe vão conseguir adiantar uma data possível para a entrega do produto, assim evita esperas infindáveis e mesmo a falha do produto na altura que é mesmo necessário.

Evite locais públicos

Deverá evitar locais públicos para fazer as suas compras online, principalmente se estiver a utilizar um computador que não é seu, já que a sua informação (principalmente bancária) poderá estar a ser “gravada” e mais tarde surgem imensos problemas. Se estiver no seu computador a segurança é um pouco maior, mas mesmo assim deverá evitar fazer compras em locais onde a Internet é pública e existem centenas de pessoas a aceder diariamente.

Cuidado com os pagamentos

Obviamente que hoje em dia já existe muita segurança para os pagamentos em lojas online, no entanto é preciso evitar algumas situações, especialmente porque da mesma forma que a tecnologia vai aumentando, aumentam também as várias formas de fraude ou mesmo de roubo. Se vai utilizar a Internet para compras online, o melhor mesmo é a adesão ao MBNet ou mesmo ao paypal.

O MBnet é um serviço disponibilizado por entidades intervenientes no sistema de pagamentos português que permite a criação de um cartão de débito “temporário” com um valor pretendido, dando assim a possibilidade de criação de quantos cartões forem necessários, e impedindo as fraudes já que tem um valor máximo de compras para aquele cartão criado.

O Paypal permite a transferência de dinheiro entre pessoas e entidades. É enviado dinheiro da sua conta bancária para o paypal, permitindo depois que faça o pagamento através do seu e-mail associado, impedindo assim situações de fraude. O Paypal permite ainda um serviço de recuperação para o caso de uma compra que teve um mau desfecho.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.