Segundo a EFE, o lançamento da nave automática, que transporta equipamento, combustível e alimentos para os tripulantes da EEI, aconteceu às 08:13, hora de Lisboa, a partir do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Está previsto que a Progress MS-08 se acople à plataforma orbital na quinta-feira.

Inicialmente, o plano de voo do cargueiro espacial russo previa a chegada à EEI no mesmo dia da descolagem (domingo), depois de dar apenas duas voltas à Terra, mas esteve teve que ser alterado devido ao atraso provocado por uma falha informática no foguete de lançamento da nave.

É a segunda vez em quatro meses que o lançamento de uma Progress não acontece à primeira tentativa: o mesmo já tinha acontecido com a Progress MS-07, em outubro passado.

A EEI tem atualmente seis tripulantes: os norte-americanos Scott Tingle, Mark Vande Hei e Joseph Acaba; os russos Antón Shkaplerov e Alexandr Misurkin; e o japonês Norishige Kanai.

A EEI é um projeto com um valor superior a 150 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros), no qual participam 16 países, tem 14 módulos permanentes e órbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilómetros por hora a uma distância de 400 quilómetros da Terra.

A sua órbita é periodicamente elevada com a ajuda dos propulsores de naves que tem acopladas, perdendo diariamente entre 100 a 150 metros de altura devido à gravitação terrestre, à atividade solar e outros fatores, refere a EFE.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.