Está terminado um prótotipo de um capacete para andar de bicicleta que em caso de acidente, detecta qual o impacto da queda.

As duas placas de circuitos, um cartão micro SD e uma pequena bateria incorporada permitem ver por computador os efeitos da queda na cabeça do ciclista. Segundo o site TV Net, o protótipo chama automaticamente o 112, em caso de queda grave.

O capacete detecta o impacto da queda e chama automaticamente o 112, no caso do impacto ser grave.

O projecto da Deeplocal e da Universidade Carnegie Mellon foi um dos cinco vencedores do concurso Ideias Toyota para uma Boa Competição.

O capacete inteligente é inspirado na tecnologia T.H.U.M.S. (Total HUman Model for Safety). Esta tecnologia é usada pela Toyota para medir a gravidade das lesões no corpo, nos testes de acidentes convencionais.

No caso de acidente, o utilizador pode simplesmente retirar o cartão SD e colocá-lo num computador e verificar o que aconteceu.

Não está excluida a hipótese de se usar tecnologia sem fios, em vez do cartão SD. No entanto, o preço, para já, é um obstáculo, uma vez que o protótipo custa 800 dólares. Os responsáveis acreditam que pode descer para 30 ou 40 dólares assim que estiver preparado para o mercado.

Fonte: TV Net

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.