Em abril, a sonda BepiColombo, a missão da ESA e da JAXA que leva a bordo tecnologia portuguesa, partiu à descoberta dos mistérios de Mercúrio. Agora, com a BepiColombo a mais de 10 milhões de km de distância, a ESA partilha com o mundo algumas imagens do percurso da sonda à medida que se afastava do nosso planeta.

A agência compilou todas as imagens captadas por uma das três câmaras “selfie” da sonda entre 13 de abril, altura em que estava a uma distância de 1,3 milhões de km, e 5 de maio, quando já se encontrava a 8 milhões de km. Nas imagens é possível ver o “planeta azul” a tornar-se cada vez mais pequeno, passando de uma crescente pálida até desvanecer completamente.

[caption]Sequência de imagens do percurso da BepiColombo entre 13 de abril e 5 de maio[/caption]

créditos: ESA

Recorde-se que a 10 de abril, a BepiColombo ficou a apenas 12.700 km da Terra, menos de metade da altitude dos satélites europeus de navegação Galileo. Durante o caminho, a sonda aproveitou para registar algumas imagens do nosso planeta.

A manobra teve como objetivo aproveitar o campo gravitacional da Terra para abrandar a BepiColombo, ajustando a trajetória da missão para que atinja a órbita de Mercúrio quando chegar a altura. Antes de alcançar a sua meta final, a nave fará o mesmo com Vénus. No mesmo mês, a ESA também divulgou um vídeo onde compila cerca de 200 imagens que a nave captou na sua aproximação à Terra.

A missão conjunta entre a ESA e a JAXA recebeu o nome de BepiColombo em homenagem ao matemático e engenheiro italiano Giuseppe (Bepi) Colombo, que viveu entre 1920 e 1984 e que dedicou a sua investigação ao planeta Mercúrio.

A BepiColombo conta com a participação de vários países e cientistas, entre os quais a astrofísica Joana S. Oliveira. A Efacec também integra a equipa de desenvolvimento e construiu um equipamento eletrónico que irá monitorizar a radiação espacial durante a viagem e a operação de um dos satélites.

Com os dados recolhidos na missão, a ESA e JAXA esperam conseguir a resposta para cinco dos grandes mistérios que envolvem o planeta: a sua origem, a existência ou não de água, a existência ou não de atividade, a sua “cor” e origem do campo magnético.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.