Trata-se de um projecto conjunto dos ministérios da Comunicação Social e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, com vista à migração do sistema analógico de difusão para o sistema digital, com base na norma nipo-brasileira, igualmente utilizada em alguns países da África Austral.

“O embaixador mostrou-se muito aberto à viabilização do projecto, quer em termos de cooperação tecnológica quer em termos de financiamento”, disse à Angop o ministro angolano da Comunicação Social, João Melo, no termo do encontro.

Salientou que, durante a conversa, foi aventada a possibilidade da ida de jornalistas angolanos ao Japão, para efectuarem reportagens naquele país asiático, assim como da vinda a Angola de jornalistas japoneses, para conhecerem a nova realidade angolana.

O governante acrescentou que o embaixador Hironori Sawada anunciou a realização, em Agosto de 2019, em Tóquio, de uma Cimeira Japão/África, para a qual o governo japonês conta com a presença do Presidente de República de Angola, João Lourenço.