Existem hábitos que não mudam, mesmo com as medidas de desconfinamento que o país está a implementar de forma gradual. Por isso, e como é habitual, o SAPO TEK reuniu esta semana cinco aplicações gratuitas para experimentar no tablet ou no smartphone, tanto para iOS como para Android.

Legends or Runeterra e o Badland Brawl foram os dois jogos destacados pela nossa equipa, que apresentou ainda duas aplicações que querem ajudá-lo a tornar-se na melhor versão de si próprio. Tempo para experimentar também a Ribbet, um editor de fotografias para iOS que promete ajudá-lo a tornar as suas fotos ainda mais interessantes e a dar-lhes um aspeto mais profissional.

Veja as sugestões desta semana.

Jogo de cartas Legends of Runeterra já chegou aos smartphones

Depois da beta iniciada no PC, os equipamentos Android e iOS também podem ser usados para jogar o jogo inspirado pelo universo de League of Legends.

Depois de se estrear nos computadores, Legends or Runeterra chegou aos smartphones, com versões otimizadas para levar para qualquer lugar e competir contra outros jogadores. O jogo, produzido pela Riot, coloca as personagens de League of Legends num contexto distinto, em formato de cartas colecionáveis.

Seja em partidas amigáveis ou a contar para os rankings, o objetivo do jogador é colecionador as cartas para formar um baralho poderoso e enfrentar outros amigos online. Para além de ganhar cartas aleatórias durante as partidas, poderá adquirir as que deseja especificamente na loja, com o estúdio a optar por deixar de parte os habituais sistemas de pacotes com unidades aleatórias como se vê noutros jogos.

Os baralhos são compostos por Champions, neste momento com 24 cartas distintas, cujas habilidades e mecânicas ditam o resto da composição da equipa. As cartas de unidades normais devem assim complementar os heróis para rapidamente subir o nível dos ataques e vencer a partida.

De considerar que Legends of Runeterra, que já foi lançado no PC, suporta partidas crossplay entre todas as plataformas, permitindo manter o conteúdo desbloqueado em todas elas. Há ainda cartas de guardiões, que funcionam no fundo como simpáticas mascotes do jogador, que estando presentes no tabuleiro reagem com as jogadas.

Pode fazer o download gratuito de Legends or Runeterra em versões iOS Android.


Quer mudar algo na sua vida? Esta app desafia a consegui-lo em 21 dias

Para se sentir mais motivado a aplicação reúne um conjunto de tarefas diárias para que consiga alcançar os objetivos definidos.

Fazer uma pausa nas redes sociais, ser mais produtivo ou adotar um estilo de vida mais saudável podem ter sido algumas das metas para este ano. Caso ainda não o tenha conseguido fazer, ou simplesmente tenha vontade de ter algum novo hábito, a app 21 Days Challenge quer ajudá-lo a sentir-se mais motivado.

A decisão de mudar e definir aquilo que quer alterar está nas suas mãos. Depois dessa primeira fase, a aplicação propõe-se a ajudá-lo a cumprir com o seu objetivo durante 21 dias, estabelecendo tarefas diárias.

Sempre que concluir cada plano deve registar esse "triunfo", com a app a funcionar como uma forma de "rastreamento" dos hábitos. Cada vez que cumpre uma tarefa ganha pontos, que lhe permitem criar o seu próprio avatar com mais opções de escolha, como vestuário ou penteados.

Ao ativar as notificações que o relembram das tarefas pode escolher o horário preferível a que isso deve acontecer. Assim, fica mais difícil não cumprir com os desafios.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.


InYou: uma app para quem quer tornar-se na melhor versão de si próprio

Nutrição, atividade física e equilíbrio emocional são as três área “trabalhadas” pela InYou, uma aplicação que assume o papel de assistente pessoal.

Desenvolvida por profissionais da área da saúde, a InYou é apresentada como uma aplicação intuitiva e descomplicada, destinada a qualquer pessoa que pretenda viver - e ser - melhor.

A proposta dos criadores passa pela apresentação de diferentes sugestões ou desafios nas áreas da nutrição, atividade física e equilíbrio emocional. O objetivo é traçar um plano de mudança de hábitos, adaptado ao utilizador, que conduza a rotinas de vida mais saudáveis.

Entre os recursos disponibilizados pela InYou estão áudios, vídeos e textos explicando passo-a-passo cada etapa dos programas; “pílulas de conhecimento” preparadas por especialistas para ajudar a melhor entender temas de saúde e autoconhecimento; e conselhos personalizados.

Há também alguma "gamificação", com desafios que dão direito a badges partilháveis, destinados a incentivar ao foco e cumprimento de objetivos.

A InYou é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS.


Precisa de dar um toque especial às selfies? A Ribbet promete tornar as fotos ainda mais interessantes

Com a Ribbet têm à disposição um vasto conjunto de ferramentas que permitem tornar as fotos mais apelativas ou até mais profissionais. Para partilhar facilmente as imagens a aplicação permite exportar ou importá-las directamente do Facebook, da Google Drive e Photos, do Instagram, da Dropbox ou do Flickr.

Por vezes, as fotografias que captamos com o smartphone precisam de um toque especial, seja uma simples correção do contraste ou até algum efeito que as torne mais apelativas. A Ribbet é um editor de fotografias para iOS que promete ajudá-lo a tornar as suas fotos ainda mais interessantes e a dar-lhes um aspeto mais profissional. Tudo isto de uma forma simples.

A aplicação conta com um vasto número de ferramentas de edição para “abrilhantar” as fotografias. Além de poder aplicar os típicos filtros, poderá também fazer correções estéticas de modo semelhante ao Face-Tune, adicionar texto ou margens e criar colagens criativas.

Para facilitar o processo de partilhar as fotografias nas redes sociais, a Ribbet permite exportar ou importar imagens diretamente do Facebook, da Google Drive e Photos, do Instagram, da Dropbox ou do Flickr. A pensar em quem leva a edição de fotografias “on the go” mesmo a sério, a Ribbet disponibiliza um modo Pro com todas as ferramentas necessárias para elevar as criações ao próximo nível.

A versão base da Ribbet é gratuita e está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store. Os utilizadores podem subscrever o modo Premium, que disponibiliza todas as ferramentas de edição Pro por cerca de 2,99 euros por mês ou 29,99 euros por ano.


Badland Brawl é um jogo competitivo multijogador que mistura Angry Birds com Clash Royale

O objetivo é destruir a torre do adversário, mas terá de usar uma fisga para lançar as unidades para o combate. 

Conhecida pela série Badland, o estúdio independente Frog Mind enveredou por caminhos diferentes em Badland Brawl, um jogo frenético completamente competitivo online. Os seus visuais coloridos e detalhados escondem um combate visceral entre dois jogadores, com o objetivo de destruir a torre do adversário. Para isso utiliza o seu deck de cartas para colocar unidades no campo de batalha, como acontece em jogos como Clash Royale.

A grande diferença é que as personagens são arremessadas através de uma fisga, tal como se faz com Angry Birds, tentando intercetar as unidades dos adversários, sempre com os olhos postos na torre. As personagens vão surgindo aleatoriamente, assim como cartas de armas e magias, que os jogadores devem gerir através de uma barra de energia que vai sendo consumida.

As unidades têm pesos diferentes, que influenciam a distância da projeção, como setas que podem ser disparadas diretamente contra a torre. Outras não passam da sua área de jogo. Além disso, deverá atacar pelo ar ou pelo solo, usando as unidades respetivas, sendo o mesmo válido para intercetar e evitar os ataques dos adversários.

Nesse sentido, para além da visão estratégia do embate, sobre as escolhas de quando utilizar determinada personagem, tem de haver também a habilidade de maximizar os estragos que a mesma faz nos adversários, através da catapulta. No geral, trata-se de um jogo com um conceito fácil de aprender, mas longe de dominar as melhores táticas.

Os vencedores das batalhas amealham moedas e ovos que servem para desbloquear novas cartas, melhorar os clones das unidades e aceder a novos ataques e habilidades. A gestão de cartas funciona como outros jogos do género, quantas mais unidades semelhantes acumular, estas serão fundidas para criar versões mais poderosas.

Pode fazer o download grátis de Badland Brawl para smartphones iOS e Android.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.