A sonda BepiColombo tem como destino o planeta Mercúrio mas aproximou-se da Terra no mês de abril e o desafio foi lançado a astrónomos amadores: captarem o momento através de fotografias. No concurso participaram mais de 30 observadores e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou agora os três vencedores, que receberão uma maquete da sonda lançada pela ESA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) em 2018.

Organizado por três categorias, o concurso destacou o melhor vislumbre, a melhor trajetória e a última "espreitadela" da nave. Veja duas das três fotografias vencedoras, captadas no Brasil e no Japão.

Guy Wells e Daniel Bamberger foram os restantes vencedores do concurso com esta sequência de imagens captada num observatório localizado em Londres, Inglaterra. Neste caso, destacaram-se na categoria "Melhor trajetória" da BepiColombo.

Para além destes vencedores, o júri concedeu ainda menções honrosas a vários participantes. Conheça as outras imagens que foram a concurso.

Quão perto esteve a sonda da Terra?

No dia 10 de abril  a nave ficou a apenas 12.700 km do planeta azul – que é menos de metade da altitude dos satélites europeus de navegação Galileo, sublinha a ESA para estabelecer um paralelo. Durante esse caminho a sonda tirou a "pinta" à Terra.

A manobra teve como principal objetivo abrandar a BepiColombo de modo a ajustar a trajetória da missão, aproveitando o campo gravitacional da Terra, para que atinja a órbita de Mercúrio quando chegar a altura. Antes de alcançar a sua meta final, a nave fará o mesmo com Vénus, uma vez, e depois com o próprio planeta Mercúrio, seis vezes.

A ESA divulgou ainda um vídeo onde compila cerca de 200 imagens que a nave da missão conjunta entre a Europa e o Japão captou na sua aproximação à Terra, antes de partir para Mercúrio.

A missão conjunta entre a ESA e a JAXA recebeu o nome de BepiColombo em homenagem ao matemático e engenheiro italiano Giuseppe (Bepi) Colombo, que viveu entre 1920 e 1984 e que dedicou a sua investigação ao planeta Mercúrio.

A BepiColombo conta com a participação de vários países e cientistas, entre os quais a astrofísica Joana S. Oliveira. A Efacec também integra a equipa de desenvolvimento e construiu um equipamento eletrónico que irá monitorizar a radiação espacial durante a viagem e a operação de um dos satélites.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.