No mundo das aplicações há e vai continuar a haver de tudo. E perante a maior disponibilidade que tem de se ocupar, não faltam propostas para diferentes gostos.

No conjunto de sugestões desta semana vai encontrar aplicações sociais, jogos e utilitários, para comunicar, “brincar” e aprender.

E não será demais reforçar que pode fazê-lo do conforto do seu lar: se não faz parte do grupo de pessoas que está na "linha da frente" para dar resposta à pandemia COVID-19 ou tem de sair para trabalhar em alguns dos serviços que continuam a ser assegurados, #fiqueemcasa…

Conversar e jogar com os seus amigos. Com a app Houseparty é possível fazer a "festa" em casa

Um dos jogos permite, por exemplo, testar as suas capacidades de desenho com os amigos em videochamada.

Nestes dias em que muitos portugueses têm optado por ficar em casa, o habitual café com os amigos ou encontros de família têm sido substituídos por videochamadas. A aplicação Houseparty é uma boa opção para quem quer manter a conversa em dia e, ao mesmo tempo, divertir-se, com a app a permitir jogar com as pessoas com quem está a fazer videochamadas.

Já que o WhatsApp tem como limite quatro pessoas numa videochamada, a app HouseParty permite que mais pessoas possam conversar numa única aplicação. Por outro lado, mais do que conversar, pode jogar com os seus amigos ou familiares.

Desde quizzes a jogos de desenhos, as opções em cima da mesa são quatro. Para isso basta clicar no ícone dos dados, no canto superior direito da aplicação, e aventurar-se com os seus amigos ou familiares.

A aplicação é gratuita e está disponível na Google Play Store e na App Store.

Tempo não vai faltar: organize os livros que quer ler com a Cabeceira

É muito provável que o título tenha soado um tanto ou quanto estranho, mas vai com certeza melhorar se dissermos que estamos a falar de uma aplicação dedicada às leituras.

A Cabeceira permite-lhe gerir as suas leituras, registando os livros que já leu, os que anda a ler e os que pretende vir a ler. Põe igualmente à disposição dos utilizadores uma ferramenta de pesquisa, para que procure os títulos mais a gosto, para se dedicar no futuro.

Um dos recursos mais interessantes desta aplicação é a possibilidade de cálculo do ritmo de leitura, ou seja, do tempo que deverá levar a ler determinada obra. Pode também entrar numa espécie de gamification e conquistar pontos ao atingir objetivos literários.

É igualmente possível programar o envio de notificações para os momentos de leitura.

A Cabeceira é de utilização gratuita e está disponível tanto para dispositivos Android como para iOS.

Aumente a produtividade com a técnica Pomodoro através da Focus To-Do

A aplicação recorre à técnica de aumento de produtividade criada por Francesco Cirillo no final dos anos 80 para ajudar os utilizadores a cumprir todas as tarefas diárias.

Para quem está em regime de teletrabalho, nem sempre é fácil conciliar os momentos de trabalho com os de lazer: há mil e uma tarefas para fazer e distrações que acabam por ter um impacto negativo na produtividade. A Focus To-Do é uma aplicação que promete ajudar os utilizadores a cumprir todas as tarefas diárias e a encontrar um equilíbrio saudável.

A aplicação recorre à técnica de aumento de produtividade criada por Francesco Cirillo no final dos anos 80. O método é simples, mas requer alguma atenção às horas. A técnica divide o tempo que alguém leva a fazer uma tarefa em intervalos de 25 minutos, ou em pomodoros. Ao fim de cada um, o utilizador pode fazer uma curta pausa de 5 minutos. No final de 4 pomodoros, está na altura de fazer uma pausa mais prolongada, geralmente entre 15 a 30 minutos.

A aplicação permite criar uma lista com todas as tarefas que o utilizador tem para fazer. Ao escolher um item da lista, a aplicação começa a contar o tempo em pomodoros. Caso não consiga acabar a tarefa em mãos, o utilizador pode sempre voltar ao início. Para poder verificar o progresso ao longo do tempo, a Focus To-Do disponibiliza também estatísticas diárias, semanais e até mensais.

A Focus To-Do é grátis, mas se quiser mesmo por o “pro” em produtividade, poderá aderir ao serviço premium por cerca de 2 euros, o qual conta com funcionalidades exclusivas. A aplicação está disponível para Android, na Play Store, para iOS, na App Store.

Teamfight Tactics: o Auto Chess da Riot Games já chegou aos smartphones

Até aqui um modo alternativo de League of Legends, o famoso modo tornou-se um jogo independente e gratuito em equipamentos portáteis.

O formato Auto Chess começou como um mod de Dota 2, mas obteve tanto sucesso que se transformou num jogo independente para smartphones no verão do ano passado. Mas tal como aconteceu com o género MOBA, baseado em jogos de estratégia em tempo real, o auto chess foi cobiçado por editoras como a Valve e a Riot, que lançaram as suas próprias versões. E no caso de Teamfight Tactics da Riot Games, apenas podia ser jogado no PC, através do próprio League of Legends, como um modo alternativo.

Agora já o pode jogar em equipamentos mobile, prometendo um autêntico xadrez tático em batalhas PvP. Os jogadores devem escolher e posicionar os seus campeões de League of Legends, lutando em diferentes turnos pela sobrevivência. É necessário utilizar estratégias e conhecer as personagens para sobrepôr-se ao adversário.

De salientar que esta versão mobile é compatível com o PC, ou seja, é possível jogar crossplatform, esteja no computador a combater contra um amigo no smartphone. Além disso, a conta é única, amealhando experiência para subir nos rankings independentemente onde joga.

Pode fazer o download gratuito de Teamfight Tactics em versões Android e iOS.

Tem uma guitarra e tempo para aprender mais músicas? A app Ultimate Guitar pode dar uma ajuda

Ao todo pode aprender a tocar mais de 800.000 músicas em três diferentes instrumentos: guitarra, baixo e ukulele.

Numa altura em que a quantidade de tempo livre pode ser maior durante estes dias, aprender a tocar novas músicas na guitarra pode considerar-se uma das opções de distrações. A app Ultimate Guitar diz ter o maior catálogo do mundo de guias, acordes e letras e, caso tenha o instrumento desafinado, a aplicação também o pode ajudar.

Guitarra, baixo e ukulele são os três instrumentos que pode explorar com esta app, que integra notas, partituras e letras de mais de 800.000 músicas. De forma a que não precise de estar sempre ligado à Internet, o Ultimate Guitar permite o acesso aos guias de forma offline, caso os identifique como favoritos.

Aulas de guitarra interativas e um "modo noturno" para um espetáculo são algumas opções que terá à sua disposição. Na versão premium da app pode ainda afinar o instrumento ou imprimir e partilhar guias com outras pessoas.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.