Com renovação constante no hardware e no design, os smartphones contam agora com estilos que são difíceis de passarem despercebidos. A câmara deslizante ou retrátil, com cada vez melhor resolução, tem vindo a ser uma aposta das tecnológicas desde 2018. O Vivo Nex foi o primeiro com câmara retrátil e desde então muitas versões têm surgido.

Veja na galeria alguns dos modelos de smartphone que utilizam câmaras "dinâmicas"

Aumentar o tamanho do display sem aumentar o tamanho do smartphone tem sido o objetivo principal das empresas tecnológicas, eliminando para isso o máximo do espaço ocupado pelos bezels ou notchs. Para isso, muito tem ajudado a aposta em três novas “versões" de câmaras: a retrátil (pop-up camera), o painel deslizante e o sistema rotativo (flip camera).

A câmara retrátil (pop up camera) está “escondida” no corpo do smartphone e só surge quando o utilizador assim o quiser, sempre que ativar a câmara selfie.

Já os smartphones com câmaras rotativas permitem têm um sensor traseiro que roda sobre um eixo, de forma a transformar-se numa "selfie cam". Desta forma, sendo o mesmo sensor, a qualidade das fotografias selfie ou filmagens é superior, tendo em conta que, por norma, as fabricantes não apostam em sensores com grande qualidade na parte frontal dos equipamentos. O ASUS Zenfone 6 é um dos smartphones que utilizam esse sistema de câmara rotativa.

Quanto à segurança dos dispositivos, assim que detetam movimento brusco, por norma recolhem automaticamente a câmara, reduzindo eventuais estragos causados ao sensor. Exemplos disso são os modelos com câmara rotativa Zenfone 6 da ASUS e o Galaxy A80, assim como o OnePlus 7 Pro, considerado pelo CEO da empresa como o equipamento mais ambicioso que já construíram.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.