Trata-se das empresas IV Limpo, Ponto Verde e Manorisa. As duas primeiras se dedicavam a limpeza, recolha e gestão de resíduos sólidos nas referidas cidades, ao passo que a terceira ocupava-se da limpeza nos dois edifícios da sede do governo provincial.

Essa informação foi prestada pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, aos membros do conselho consultivo das comunidades, durante um encontro que decorreu em Mbanza Kongo.

A empresa IV Limpo, que operava em Mbanza Kongo, cobrava 20 milhões de Kwanzas por mês,  igual valor embolsava a operadora Manorisa, ao passo que a Ponto Verde, no Soyo, recebia do governo 15 milhões mensalmente.

Para Pedro Makita Armando Júlia, o seu pelouro procurou, desta forma, salvaguadrar  o interesse público, dada a sua fraca prestação de serviços.

Para além do fim dos contratos, as empresas estão obrigadas a devolver o equipamento e meios técnicos ao governo local que os havia adquirido com fundos públicos.

A Angop soube que o contrato celebrado entre o governo local e a empresa IV Limpo estabelecia a prestação de serviço de limpeza manual e mecânica de ruas, calçadas, locais públicos, recolha de resíduos sólidos e transporte de contentores até a estação de transferência.

Poda de árvores, desassoriamento e desobstrução de valetas e sargetas na cidade de Mbanza Kongo constavam também dos acordos.

Por sua vez,  o responsável local da IV LIMPOS, João Kemalandwa, revelou que o governo local deve um ano de serviço, facto que dificulta o pagamento de oito meses de salários dos 64 trabalhadores.

Um novo modelo de recolha e gestão de resíduos sólidos está, há cerca de dois meses, a ser ensaiado em alguns bairros da cidade de Mbanza Kongo.

O referido modelo, segundo o director do gabinete provincial do urbanismo ambiente, Cláudio Fortunato, consiste na comparticipação financeira dos munícipes para a recolha de lixo porta-a-porta, por elementos organizados em cooperativas.

Mbanza Kongo e Soyo são as principais e mais populosas cidades da província do Zaire, com uma população estimada em  594 mil e 428 habitantes, para a primeira, e 227 mil e 175 mil para a segunda, respectivamente.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.