Com o aumento do tráfego nas grandes cidades, a indústria automóvel continua à procura de resolver o problema do parqueamento dos veículos. O Hiriko pode ser a solução.

O Hiriko, carro eléctrico dobrável, é mais um passo nessa busca pela minimização do espaço. O veículo foi apresentado ontem em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Para além de ser um carro inteligente, o Hiriko pode ser dobrado para minimizar a quantidade de espaço que ocupa. Para se ter uma ideia da economia de espaço, dobrados, três desses veículos cabem num lugar de parque de estacionamento normal.

O Hiriko tem um único pára-brisa que abre para cima, uma porta, e cada uma das quatro rodas tem o seu motor, direcção, freios e suspensão, deixando o interior do carro organizado e livre para ser dobrado.

As rodas são um dos elementos fundamentais, pois dão ao carro um raio de viragem do ponto zero, podendo girar no lugar em que estão com velocidade suficiente para conduzir com segurança nas ruas da cidade. O preço aproximado do carro dobrável deve ser de cerca de 16.355 dólares (aproximadamente 28.300 reais).

Pesar de poder vir a ser vendido individualmente, espera-se que ele faça parte de projectos de uso compartilhado, como os programas de partilha de bicicletas que são populares em muitas cidades europeias. San Francisco, Berlim, Barcelona, Malmö e Hong Kong já demonstraram interesse no programa.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.