O religioso fez este apelo quando dissertava o tema “causas, consequências e soluções para livrar-se das drogas”, durante uma palestra promovida pelo núcleo provincial da Associação de Luta contra as Drogas na Lunda Sul, dirigido aos efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros.

Considerou ser fundamental a implementação de uma legislação que regule a venda de bebidas alcoólicas e que penalize a comercialização aos adolescentes, visando a restrição do número de usuários.

“Em Angola, infelizmente o preço de bebidas alcoólicas chega a ser mais barato que os refrigerantes ou sumo, o que não coíbe os cidadãos que não dispõem de condições financeiras”, lamentou.

Disse ser igualmente necessário a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e pavilhões, em frente as escolas, instituições públicas, bem como ao seu redor.

O teólogo lembrou que as drogas provocam ao individuo alterações físicas e psicológicas, retardando o funcionamento do organismo, o que torna todas as funções metabólicas lentas.

Apontou a indisposição, queda de produtividade, problemas de relacionamento e falta de motivação e disposição no local de trabalho como algumas consequências do uso de drogas.

Durante a palestra foram abordados temas como os perigos da droga, responsabilidade dos efectivos do SME no combate às drogas, soluções para livrar-se das drogas, entre outros.