O aplicativo EMA é um projecto de carácter nacional, cuja fase piloto vai se estender aos nove municípios, uma vez que vai contribuir na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, através de uma base de dados sobre o desempenho dos professores e um sistema de observação das aulas.

Ao falar na abertura do seminário, o director do Gabinete Provincial da Educação no Cuando Cubango, Miguel Canhime “Cazavube”, disse que o objectivo é melhorar a qualidade de ensino primário em Angola, com destaque na actuação de aspectos didáctico - pedagógico na sala de aula.

O principal foco deste estudo é compreender até que ponto a falta de supervisores pedagógicos afecta a organização e a selecção das estratégias, dos conteúdos, métodos, material didáctico por parte dos futuros professores.

Este processo visa ainda a recolha de dados pela supervisão pedagógica para a formação e qualidade do formador.

Para Miguel Canhime, esta ferramenta requer o envolvimento de todos, para que os supervisores pedagógicos, inspectores e os parceiros sociais da educação  passam usar o aplicativo e se identificarem com o mesmo.

Conforme o responsável, a qualidade de ensino requer um processo de supervisão eficaz, para que se possa aferir as competências pedagógicas, científicas e competências  dos professores.

Por este facto, apelou os supervisores a prestarem atenção aos conteúdos da formação e posteriormente aplicarem, nas escolas, para a melhoria da supervisão pedagógica, com vista ao alcance da excelência pretendida no ensino.

Por seu turno, o representante da People in Need, Edson Graça, disse que o aplicativo vai servir também de base de recolha de informações que serão enviadas, automaticamente, para um banco de dados online, facilitando a análise na tomada de decisões sobre investimentos em termos de recursos humanos e acções voltadas ao aperfeiçoamento profissional.

Durante a formação de cinco dias, os supervisores serão capacitados em matérias sobre a supervisão pedagógica, metodologias desta actividade, controlo da qualidade educativa, plano mestre de formação de professores, metodologias da língua portuguesa, entre outros temas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.