De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial, cedido à Angop hoje (sábado), nesta cidade, foram detidos 24 indivíduos, dentre eles um do sexo feminino, com idades que vão de 17 a mais de 40 anos, na sua maioria desocupados.

Os furtos, ofensas corporais voluntárias, de que resulta doença ou impossibilidade para o trabalho, lideram a lista dos crimes, seguindo-se um homicídio voluntário simples, bem como injúria e difamação contra agente da autoridade.

O município de Moçâmedes com 32 casos, ocupa o primeiro lugar, seguir os municípios do Camcucuio com dois, Bibala e Tombwa com cada um. O município do Virei não registou qualquer caso delituoso.

O informe da polícia dá ainda a conhecer que no período em análise ocorreram três acidentes de viação que provocaram três vítimas mortais e danos materiais calculados em quatro milhões e 500 mil kwanzas, cuja natureza deve-se a capotamento e choque contra obstáculo fixo.

O excesso de velocidade e a inobservância das regras de prioridade de passagem foram apontadas como as principais causas que estiveram na origem dos referidos acidentes.

No domínio de viação e trânsito, foram aplicadas 21 multas aos transgressores do código de estrada por falta de apólice de seguro automóvel obrigatório, licença de aluguer, estacionamento em sentido oposto e uso de telemóvel, durante a condução, tendo resultado na apreensão de nove viaturas e documentos diversos.

Por seu turno, das 39 acções realizadas pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, no período entre três a 10 do corrente mês, foram removidos dois cadáveres ambos do sexo masculino nas praias proibidas para banho do Tômbwa e comuna da Lucira, município de Moçâmedes.

De acordo com o porta-voz daquela corporação, Câncio Bessa, no período em referência, a corporação extinguiu dois incêndios ocorridos nos arredores da cidade de Moçâmedes, recolheu uma cidadã na via pública e incrementou asseguramento das actividades culturais e religiosas nos diferentes municípios da província.