Ao falar à imprensa local, hoje (terça-feira) no Cuito (Bié) em alusão ao dia Internacional de combate a droga (26 de Junho), o magistrado reconheceu que, constitui preocupação das autoridades locais e não só, o consumo das drogas por parte dos cidadãos, tendo em conta as suas implicações na sociedade.

Lunda Norte

Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte esclareceu, de Janeiro a Junho do corrente ano, 17 crimes dos quais 13 por tráfico de liamba e dois por consumo, informou o chefe do departamento de Narcotráfico, superintendente Francisco Pitxi.

O responsável apresentou os dados hoje, terça-feira, no Dundo, à imprensa, no acto de incineração de 360 quilogramas do estupefaciente cananbis sativa no âmbito da celebração do 26 de Junho, dia mundial anti-droga.

Explicou que foram igualmente detidos 19 cidadãos dentre eles 2 estudantes, 5 camponeses, 12 outros sem ocupação, dos quais 7 são do sexo feminino, todos por tráfico e consumo da liamba.

Namibe

Moçâmedes - Cinquenta e dois elementos, entre os quais, duas do sexo feminino, supostamente implicados em 45 casos de uso de drogas, foram detidos no período que vai de Junho de 2017 a Junho do presente ano.

A informação foi prestada pelo chefe de Departamento Narcotráfico e Drogas da direcção provincial dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), Superintendente, José Maria, que falava durante o acto que marcou o dia da luta contra as drogas que hoje, terça-feira, se assinala, em todo mundo.

Moxico

Luena - Trinta e três mil e 590 quilogramas de diversos tipos drogas foram apreendidas, pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC), no Moxico, num período de um ano, revela uma nota daquele órgão entregue hoje, terça - feira, à Angop, no Luena.

A nota que balanceia as actividades desenvolvidas desde Junho transacto até a presente data, por ocasião do dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de Drogas que hoje se assinala, refere que em comparação com igual período anterior, houve um aumento de mil e 245 quilogramas de drogas.

Esclarece que a acção resultou na detenção de 65 indivíduos implicados em 52 crimes de tráfico, consumo de drogas e cultivo de estupefaciente (Liamba).

Faz saber que a Liamba, que os traficantes transportam de forma simulada, em sacos de bombo e de carvão, atados de fardo, pneus e outros meios, constitui a droga mais consumida pela população local.

Malanje

Malanje - Catorze mil e 500 plantas de Cannabis Sativa (vulgo liamba) e 423 quilogramas do mesmo produto, apreendidas pelo SIC (Serviço de Investigação Criminal), de Janeiro a Junho deste ano, foram incineradas hoje (terça-feira), nesta cidade, no âmbito das acções de combate à posse, uso e tráfico de drogas.

A actividade esteve enquadrada nas celebrações do Dia Internacional de Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, que hoje se assinala, testemunhada por efectivos do Ministério do Interior e por magistrados do Ministério Público.

Entretanto, catorze mil e 500 plantas de Cannabis Sativa (vulgo liamba) e 423 quilogramas do mesmo produto, apreendidas pelo SIC (Serviço de Investigação Criminal), de Janeiro a Junho deste ano, foram incineradas hoje (terça-feira), nesta cidade, no âmbito das acções de combate à posse, uso e tráfico de drogas.

A actividade esteve enquadrada nas celebrações do Dia Internacional de Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, que hoje se assinala, testemunhada por efectivos do Ministério do Interior e por magistrados do Ministério Público.

Uíge

Uíge - Dois mil 371 quilogramas de estupefacientes (vulgo liamba) e 767 plantas do mesmo produto, foram hoje, terça-feira, destruídos pelos efectivos dos Serviços de Investigação Criminal, SIC na província, em prol do dia 26 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Narcotráfico.

O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Minint na província, Daniel Francisco Matias, disse ao anunciar os dados, que o processo é fruto de várias acções de enfrentamento desencadeadas pelo órgão e que culminaram com a detenção e apreensões de indivíduos afectos às redes de tráfico.

“Desde o mês de Junho/017 à Junho de 2018, registaram-se 59 casos dos quais 31 por crimes de tráfico e 28 por crimes de consumo de cannabis sativa vulgo liamba, com 62 detidos dos quais 02 de sexo feminino, sendo 01 dos detidos da Republica Democrático do Congo, encartado no crime de tráfico”, deu a conhecer.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.