“O que o mundo procura e ostenta – as honras, o poder, as aparências, a glória – passam sem deixar rasto. Distanciar-se das aparências mundanas é indispensável (…). É necessário dizer não à ‘cultura da maquilhagem', que ensina a cuidar das formas externas”, disse o líder da Igreja católica.

O responsável argentino celebrou na basílica de S. Pedro a missa, que ocorre todos os anos, depois da comemoração do dia dos defuntos, assinalado a 2 de novembro. A esta missa assistem alguns cardeais e também representantes do corpo diplomático dos países de origem dos mortos homenageados.

Na homilia, o Papa afirmou ser fundamental que as pessoas não se foquem somente no exterior, que acaba por desaparecer, devendo antes “purificar-se e cuidar do coração, o interior do Homem”.

O Papa Francisco também falou da necessidade de ajudar os outros. “O que fica da vida, perante a eternidade, não é quanto ganhámos, mas sim quanto demos”.

Entre os cardeais e bispos que morreram este ano estão o arcebispo emérito de Manágua, Miguel Obando Bravo, o presidente emérito da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, o columbiano Darío Castrillón Hoyos, ou o arcebispo emérito de Saint Andrews e de Edimburgo (Reino Unido), Keith Michael Patrick O’Brien.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.