Izilda Mussuela é angolana. Nasceu em 1983 em Luanda e com 17 anos foi viver para Portugal. Hoje, é modelo e actriz e este ano vai apresentar a Festa do Cinema em Português, em Lisboa.

Os primeiros passos na sua carreira de modelo foram dados aos 14 anos. Depois de acompanhar uma amiga a um casting, foi Izilda quem acabou por ficar. Trabalhou com estilistas como Mwamby Wassake, Lizete Pote, Fátima Lopes, José António Tenente, entre outros.

Desfilou com modelos de Paco Rabanne,  Yves Saint-Laurent, Augustus e Versace e mesmo que no princípio desta actividade não tenha tido o apoio do seu pai, Izilda considera que está a fazer o seu trabalho no mundo da moda valer a pena.  A modelo desfilou também na passerele do Angola Fashion Week 2011.

Enquanto actriz, a participação na série “Makamba Hotel” da TV Zimbo tornou-a bastante conhecida. Rumou a Portugal depois de participar no filme “O Herói” de Zezé Gambôa, que venceu o prémio do júri para melhor filme dramático estrangeiro na edição de 2005 do Festival de Sundance, nos EUA.

Já em Portugal, entre outros trabalhos, participou na peça “Serviço de Amores”, da autoria de Gil Vicente, dirigida por Maria Emília Correia no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Na RTP África apresenta, juntamente com Filipe Gonçalves, um programa de música chamado "Disco África".

No próximo dia 9 de Maio, volta a mostrar os seus dotes como apresentadora, dirigindo, ao lado da actriz brasileira Bárbara Paz, o 3º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Portugal.

O FESTin vai decorrer entre 9 e 16 de Maio no Cine São Jorge, em Lisboa. O objectivo deste festival é a divulgação de diferentes culturas e de toda a diversidade presente nos povos de Língua Portuguesa.

@SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.