"O mais importante é ensinar a criança a depender de si própria para quando um dia sair dos nossos cuidados e depender de si mesma", afirmou Esperança Alfico, fundadora da ‘Hope & Angels Foundation (na designação em inglês).

A organização canadiana está atualmente a apoiar 67 crianças localizadas na Missão Católica da Mupa (Cunene) e desde agosto de 2017 presta também assistência através de um programa comunitário a 57 crianças nos bairros suburbanos de Luanda, na Fubá, município de Belas, “uma área com crianças muito necessitadas”.

"Ensinamos as crianças (da Mupa) a fabricaram o pão para o venderem à comunidade. Dos rendimentos, conseguem adquirir outros bens que também são primários e importantes para a sua alimentação e higiene pessoal", acrescentou.

Além do fabrico de pão, as crianças também estão a ter formação em como criar galinhas para poderem comercializar os ovos e a trabalharem na agricultura, "não só para a sua dieta alimentar, mas também como fonte de rendimento alternativa".

Outra das necessidades das crianças localizadas na região do Cunene é o acesso a água potável, disse a responsável da fundação sem fins lucrativos, criada em 2009.

Já com um sistema de filtragem da água do rio, as crianças necessitam de caminhar cerca de sete quilómetros para terem acesso à agua potável.

A Fundação Esperança e os Anjos espera em 2019 iniciar um projeto de canalização da água até às "torneiras da missão católica da Mupa" e para tal necessita de aproximadamente 10 mil dólares canadianos (6,6 mil euros).

Além da Mupa (Cunene) e em Belas e Viana (Luanda), a organização está também a prestar assistência a crianças da província da Huíla.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.