A presidente do conselho de administração da Fundação António Agostinho Neto (FAAN), Irene Neto, procedeu a entrega deste material constituído por 133 livros e 84 Dvds e Cds, visando enriquecer o acervo bibliográfico dos órgãos de informação na província.

Em declarações à Angop, Irene Neto, explicou que os livros, produzidos pela sua Fundação contêm a obra poética completa do fundador da Nação Angolana, destacando-se exemplares como Sagrada Esperança, Renúncia Impossível e Amanhecer.

O lote traz também três livros da banda desenhada sobre a vida de António Agostinho Neto e outras figuras relacionadas com a luta de libertação nacional por si conduzida sob a égide do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Referiu-se também à uma outra colectânea que reúne todo o espólio que o então Presidente da República popular de Angola recebeu enquanto governante ou a título póstumo, sistematizada por ordem cronológica.

Quanto aos DVDs, a responsável disse conter arquivo oral de Agostinho Neto, recolhido no país e no estrangeiro, incluindo material relacionado com as actividades de interacção com a sociedade civil denominadas “Diálogo com as famílias e workshops sobre o ambiente realizadas pela Fundação”.

Os CDs, segundo ainda a fonte, trazem músicas de alguns artistas angolanos que interpretaram poemas de Agostinho Neto, tendo defendido, na ocasião, a necessidade de se incluir, nos currículos escolares, aos vários níveis, a obra e vida do poeta maior.

“Vivemos hoje num mundo globalizado. Conhecemos figuras estrangeiras, mas desconhecemos as nossas”, lamentou, para quem a sua organização tem esta responsabilidade acrescida de levar este conhecimento aos angolanos.

Beneficiaram do material órgãos públicos e privados de comunicação social nomeadamente ANGOP, Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA), Jornal de Angola (JA) e Rádio Ecclésia.

Esta é a primeira doação de material que a Fundação António Agostinho Neto (FAAN) se propõe fazer em todas as províncias do país.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.