A vaga de frio que varre a Europa do Leste já matou pelo menos 10 pessoas, nos últimos dias, na Polónia, onde a temperatura caiu para os 27 graus negativos. Segundo as autoridades locais, as vítimas são sobretudo sem-abrigos e idosos, e desde o início do Inverno o número de vítimas mortais atingiu as 46 pessoas.

Noutro país afectado, a Ucrânia, 18 pessoas morreram nos últimos dias de hipotermia, a maior parte na região de Lougask, no Leste. Na Bulgária, segundo  a imprensa local, registaram-se cinco mortos, na semana passada, na sequência de tempestades de neve, com as temperaturas a marcarem 24 graus negativos.

Mais de 170 escolas permanecem encerradas e devido aos ventos fortes as autoridades encerraram o porto de varna, a nordeste, no Mar Negro.

A Roménia também não escapou à vaga glaciar, com temperaturas a descerem até aos 27 graus negativos,e  que causaram a morte a seis pessoas, desdea passada quinta-feira.

Na Sérvia, o tráfego rodoviário sofreu paralisações e o país ficou sem abastecimento de energia na região sul. No passado fim-de-semana registaram-se pelo menos três mortos em consequência de fortes nevões.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.