Enquadrado das comemorações do dia do Município do Paul e de Santo António das Pombas, o Fórum de Desenvolvimento Local, que decorreu ao longo do dia de ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Paul, na cidade das Pombas, foi ocasião para Francisco Tavares dissertar sobre “a importância do PEDS no desenvolvimento local”, apresentando o caso particular do Paul.

Segundo Francisco Tavares, o PEDS (Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável) do Paul é um documento “muito bem elaborado” e resta agora que o município trabalhe com vista à sua implementação.

Francisco Tavares explicou a importância do PEDS e assegurou que as conclusões dos planificadores indicam que todos os sectores da economia estão a gerar emprego e que o único sector que destrói emprego é a agricultura, daí a necessidade de trabalhar para atingir a resiliência desse sector.

O caminho será evitar a dependência da chuva com recurso à dessalinização da água para consumo e rega, evitando assim que as secas continuem a condicionar o desenvolvimento do sector.

Com esta medida, Francisco Tavares acredita que o país estará em condições de atingir o “pleno emprego”, com uma taxa de desemprego abaixo dos 04 por cento (%) mas, para isso, “o país deve investir na educação e na formação dos jovens”.

“Os cálculos que nós fizemos levam-nos a chegar à conclusão de que, com um crescimento de 07%, é possível atingir o pleno emprego em 2026”, disse Francisco Tavares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.