Eminem é o grande candidato à vitória nos Grammy com dez nomeações. O rapper que abandonou a música no meio da década para lutar contra o vício das drogas, regressou em 2009.

«Relapse» (2009) foi o seu primeiro álbum novo em quatro anos. O álbum entrou directamente para o primeiro lugar da tabela Billboard 200 e vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo. De acordo com o jornal I, Eminem com 38 anos considera que o seu verdadeiro regresso é com o álbum «Recovery».

Este seu sétimo álbum, feito em estúdio, também teve honra de número 1 em Junho e, em dois meses, obteve a certificação de disco de dupla platina. Esteve 7 semanas consecutivas no topo da tabela de álbuns e os 2 primeiros singles («Not afraid» e «Love the way you lie», que tem Rihanna como convidada) também entraram para a posição cimeira.

O jornal I conta que o caminho de Eminem para «Recovery» foi duro e preenchido com vários desaires bastante públicos. Em 2005 já Eminem (de seu verdadeiro nome Marshall Mathers III), nascido no Missouri, se tinha mudado, enquanto adolescente, para a zona de Detroit, conquistado o mundo da música e feito incursões no cinema com o seu filme semi-autobiográfico «8 Mile» (2002), que deu origem ao êxito «Lose Yourself». As suas letras, de um escandaloso humor negro e muito criticadas por serem consideradas misóginas e cheias de violência gratuita, talharam-lhe um nicho bem definido no hip-hop e levaram-no ao mercado pop maioritário - embora com um número recorde de «blips» da censura.

Apesar do sucesso, Eminem foi ficando desgastado por uma dependência de analgésicos e de soporíferos, tendo dado entrada pelo seu pé num hospital antes de acabar a digressão «Anger Management» em Agosto de 2005. Subsequentemente, foi vítima de uma overdose de metadona em 2007. Durante esse período, passou também por um segundo divórcio da sua (duas vezes) mulher Kim e pela morte a tiro, em palco, do seu grande amigo e hype man (interlocutor) DeShaun «Proof» Holton.

Após ver-se livre das dependências, no ínicio de 2008, o rapper teve de gerir os muitos destroços que se tinham formado ao seu redor. Segundo o I, Eminem considera actualmente «Relapse» e «Encore» (2004), ambos vencedores de um Grammy, obras menores no seu palmarés.

«Recovery» começou a tomar forma quando Eminem aceitou ritmos e produções de novos colaboradores, entre eles Just Blaze, Boi-1da, Havoc, Jim Jonsin, DJ Kahlil e o seu colega dos D-12, Denaun Porter, que tomou o lugar de Proof em palco, ao lado de Eminem.

"Love the Way You Lie", um repisar sobre relações disfuncionais e abusivas, surgiu de acordo com o artista por volta da décima primeira hora de gravações. Da autoria de Alex da Kid, a música foi passada a Eminem pelo seu empresário Paul Rosenberg, nascido em Detroit.

A música mexeu com o rapper e deu-lhe a oportunidade de trabalhar com a cantora Rihanna, ela própria vítima de maus-tratos do ex-namorado Chris Brown.

Agora com o êxito criativo e comercial de "Recovery", Eminem sente estar de novo no percurso de que tinha resvalado há cinco anos e está pronto a seguir em frente.

Eminem está também a esforçar-se para se manter no bom caminho no plano pessoal. Embora já não frequente reuniões dos Narcóticos Anónimos nem dos Alcoólicos Anónimos, continua a falar com um conselheiro de reabilitação uma vez por semana. Também se apoia num amigo,o cantor Elton John.

Conforme a publicação do jornal I, o rapper ainda tem cuidado em não se entregar em excesso e não aceita digressões intensas, nem sequer papéis no cinema. O músico diz que está «a gerir as coisas à medida que aparecem, dando um passo de cada vez, deixando ver o que vai acontecer a seguir.»

A cerimónia de entrega dos prémios acontece no dia 13 de Fevereiro de 2011, no Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Desde que lançou, em 1999, o álbum de estreia "The Slim Shady LP", Eminem já soma 14 prémios Grammy. 

SAPO com I

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.