A jornalista e docente universitária, Hilariana Domingos apresentou ontem, 7, na Conferência de Celebração do dia Mundial da Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação e UNESCO uma proposta de Livro de Estilo para o Jornal de Angola.

Hilariana Domingos, que na sua comunicação falava sobre as práticas de escrita na actividade jornalística, sublinhou que a proposta surge no sentido de colmatar alguma não sistematicidade formal bem como incorrecções linguísticas a nível da escrita do Jornal de Angola.

"Este livro de estilo poderá eventualmente servir de guia orientadora para colmatar algumas lacunas que existem em alguns aspectos da execução dos trabalhos redactoriais e editoriais não só para aqueles que já exercem o jornalismo na vertente escrita, como também provavelmente para aqueles que se iniciam na profissão para elaboração das suas peças jornalísticas", disse.

De acordo com a também docente universitária, a ferramenta de trabalho que propõe como suporte dos actuais e futuros jornalistas não é uma obra fechada pois, no seu entendimento, deve merecer actualizações que se julguem necessárias por parte da equipa do Jornal de Angola e de outros jornalistas preocupados com o futuro da qualidade dos conteúdos a serem produzidos nas redacções em Angola.

A conferência de Celebração do dia Mundial da Língua Portuguesa contou com vários participantes, em 6 painéis, onde abordaram a evolução e o impacto da língua portuguesa e propuseram normas para a consolidação da política linguística do país.

De recordar que, Hilariana Domingos, tem cerca de 11 anos de carreira jornalística, já tendo trabalhado para órgãos de comunicação como o Jornal Sol, Revista Economia&Mercado e Revista Lux.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.