A Missão de Beneficência Agropecuária Inclusão Tecnologias e Ambiente (MBAKITA) realizou tal actividade, visando o combate contra a malária junto da daquela vila, que dista a 18 quilómetros da cidade de Menongue.

O coordenador do projecto de prevenção e controlo de HIV/SIDA e tuberculose, Constantino Tchicundico, informou que para além da distribuição de mosquiteiros, fez-se igualmente teste de Hiv/Sida a 40 populares, com prioridade para as mulheres grávidas, dos quais um resultou positivo.

Fez saber que o projecto de prevenção e controlo de HIV/SIDA e tuberculoses abrangem a saúde comunitário, no âmbito do projecto de prevenção e controlo do Hiv/Sida e tuberculoses, implementado em parceria com a direcção provincial da saúde e ADDP em Angola.

Este projecto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento “PNUD”, com prazo de seis meses, tendo iniciado em Janeiro deste ano e termina em Junho, onde abrangem as províncias da Huila, Cunene, Namibe e Cuando Cubango.

Nas três províncias, o projecto está a ser implementado pela Ajuda de Povo para o Povo “ADDP”Angola, cujo o valor não foi revelado.

No Cuando Cubango, através do referido projecto a MBAKITA formou 21 activistas de saúde pública comunitário para realização das várias actividades nas comunidades da cidade de Menongue.

A Mbakita já realizou actividades sobre saúde comunitária nos bairros periféricos da cidade de Menongue, nomeadamente Novo, tchivonde, Boavida, aldeia do Ndumbo, comuna do Caiundo e Missombo.