Em declarações à Inforpress, a delegada do MAA na ilha, Teresa Tavares, assegurou que esta acção de formação visa, por um lado dotar os formandos das técnicas da conserva da carne a seco, e, por outro, como manejar o produto durante todo o seu processo, tendo em conta que a ilha possui uma grande quantidade de bovinos, mas que geralmente as pessoas preferem fazer a conservação somente a fresco.

“Com esta formação, os formandos aprenderam a fazer a conservação mais eficiente e mais eficaz da carne, bem como terem os conhecimentos das prática de higiene a que devem seguir para conseguirem um produto de boa qualidade, assim como os sabores que podem atribuir a este alimento”, frisou.

Teresa Tavares avançou ainda que, enquadrado neste projecto, foi ministrada uma formação destinada a 15 produtores de queijo, que, durante aquele acção de formação, aprenderam as técnicas das boas práticas de manipulação de alimentos, e confecção de queijo, com a finalidade de produzir um queijo ainda de melhor qualidade e com valor acrescentado para abastecerem o mercado local e nacional.

“Também temos uma perspectiva para, num futuro breve, as produtoras possam agrupar em pequenas cooperativas, de modo a puderem vir a usufruir de selo de qualidade, que estamos a trabalhar há já algum tempo”, notou.

Esta acção de formação foi igualmente destinada ás mulheres que fazem parte da cooperativa do sal da ilha do Maio, durante o dia de hoje, em que as formandas tiveram a possibilidade de conhecerem as técnicas de sal aromático, sal de banho e flor de sal, um produto que, conforme garantiu a responsável, tem tido uma boa procura no mercado, por ser um produto não refinado e que pode ser consumido sem ser levado ao lume.

“Por ser a salina do Porto Inglês um espaço protegido e de muita atracção turística, juntamente com a Câmara Municipal e Cooperativa de sal, estamos a desenvolver este projecto para que os turistas possam ter mais diversidade de produto”, lembrou.

Todos os produtos confeccionados durante estas acções de formação vão estar presentes numa sessão de apresentação hoje na sala de reunião da Delegação do MAA, a partir das 15:00.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.