Juana Bautista de la Candelaria Rodríguez, considerada por muitos a mulher mais velha do Mundo, vive em em Cuba e diz que comemorou 127 anos esta quinta-feira.

‘Candulia’, como é carinhosamente chamada pelos seus familiares e vizinhos, refere estar bem de saúde e alegre por comemorar 127 anos, informa a Agencia Cubana de Notícias.

Acarinhada por toda a população em Santa Rosa, distrito rural da província de Granma, a idosa diz que nos últimos tempos recebeu a visita de mexicanos, espanhóis, franceses, japoneses e dominicanos.

Nascida no dia 2 de Fevereiro de 1885 a viúva  teve 12 irmaõs e três filhos. Entre os seus descendentes somam-se seis netos, 15 bisnetos e sete tetranetos.

Guiness tem dúvidas quanto à idade

Mas a sua longeva idade não unanimamente aceite por todos, havendo quem levante dúvidas quanto à sua data de nascimento. Ao completar 127 anos tal proeza, escreve o site latino.foxnews, faria dela 12 anos mais velha do que a actual detentora oficial do recorde mundial da longevidade, a americana Besse Cooper, na tural do estado da georgia.

Cooper foi considerada a mulher mais velha do mundo, em Janeiro de 2011, depois do Livro dos Recordes Guiness ter conhecimento da morte da brasileira Maria Gomes Valentim, que era 48 dias mais velha do que Cooper.

Os documentos de Juana Bautista indicam que ela terá nascido a 2 de Fevereiro de 1885, na cidade de Ceiba Hueca, Cuba, onde ainda reside. Porém, a sua pretensão não é reconhecida internacionalmente, e o Grupo de Pesquisas de Gerontologia, baseado em Los Angeles, que confirma os dados da longevidade para o Livro dos Recordes do Guiness tem sérias dúvidas quanto à sua idade.

Mas, segundo a Agência Cubana de Notícias, Juana Bautista atribui a sua extraordinária longevidade ao trabalho e à alimentação. Apesar de não dispensar o café, a idosa afirma nunca ter fumado ou consumido álcool.

Actualmente, Juana apenas se queixa pelo facto de não conseguir manter-se em pé e da falta de visão que a impede de ver os seus programas televisivos.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.